O Comitê de Árbitros da Fifa definiu e anunciou nesta quarta-feira os 25 trios de arbitragem selecionados para apitar as partidas da Copa do Mundo de 2014 e incluiu na relação o brasileiro Sandro Meira Ricci.
No final de 2013, Ricci foi o árbitro da decisão do Mundial de Clubes, no Marrocos, em que o Bayern de Munique derrotou o Raja Casablanca. Agora, ele foi escolhido para apitar a Copa do Mundo. E os seus auxiliares no torneio serão os brasileiros Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse.
Ricci já se envolveu em algumas polêmicas na sua carreira. Em 2010, por exemplo, o árbitro foi questionado pela marcação de um pênalti no agora ex-jogador Ronaldo, então atacante do Corinthians, em partida contra o Cruzeiro, na reta final do Campeonato Brasileiro.
Além de Ricci, outro destaque da relação de 25 árbitros escolhidos pela Fifa é o colombiano Wilmar Roldán, que no ano passado apitou a finalíssima da Copa Libertadores, em que o Atlético Mineiro derrotou o Olimpia. O colombiano, de 33 anos foi o juiz mais jovem a ser selecionado. Já o mais veterano é o marfinense Noumandiez Doue, de 43 anos.
"Os árbitros selecionados para a Copa do Mundo no Brasil foram escolhidos principalmente com base em suas personalidades e habilidades de compreensão do futebol, no sentido de analisar o jogo e as abordagens táticas dos times relativamente a cada jogo", disse a Fifa.
Nove dos 25 árbitros são europeus. A América do Sul tem cinco, a Ásia quatro, a África e a região da Concacaf três cada um, enquanto a Oceania teve apenas um selecionado.
Além dos 25 árbitros e dos seus dois assistentes, a Fifa também escolheu mais oito juízes e oito assistentes como reservas. "A Fifa implementou um programa abrangente para garantir que os árbitros do seu principal torneio estejam em excelentes condições até o dia 12 de junho", disse a entidade em um comunicado, destacando que agora todos os escolhidos passarão a ser observados de perto.
Confira a relação de árbitros da Copa do Mundo de 2014:
Ásia: Ravshan Irmatov (Usbequistão), Yuichi Nishimura (Japão), Nawaf Shukralla (Bahrein), Ben Williams (Austrália).
África: Noumandiez Doue (Costa do Marfim), Bakary Gassama (Gâmbia), Djamel Haimoudi (Argélia).
Concacaf: Joel Aguilar (El Salvador) , Mark Geiger (Estados Unidos), Marco Rodriguez Moreno (México).
Conmebol: Enrique Osses (Chile), Nestor Pitana (Argentina) , Wilmar Roldan (Colômbia), Sandro Meira Ricci (Brasil), Carlos Vera Rodriguez (Equador).
Oceania: Peter O'Leary (Nova Zelândia).
Europa: Felix Brych (Alemanha), Cuneyt Cakir (Turquia), Jonas Eriksson (Suécia), Bjorn Kuipers (Holanda), Milorad Mazic (Sérvia), Pedro Proença (Portugal), Nicola Rizzoli (Itália), Carlos Velasco Carballo (Espanha), Howard Webb (Inglaterra).