A Fifa anunciou nesta terça-feira (2) a empresa que ganhou a concorrência para fornecer a tecnologia da linha do gol (TLG) na Copa das Confederações, que será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho. Com o sistema GoalControl-4D, a companhia GoalControl GmbH levou a melhor na disputa com outros três possíveis fornecedores.
O processo de escolha da tecnologia - que visa acabar com dúvidas em lances no qual o olho humano não é capaz de acompanhar a bola - começou a ser realizado em fevereiro. As empresas concorrentes apresentaram suas candidaturas na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, e a vencedora foi definida após inspeções aos locais dos jogos no Brasil.
A Fifa ainda revelou que a GoalControl GmbH, empresa com sede na Alemanha, também fornecerá a tecnologia da linha do gol na Copa do Mundo de 2014 "desde que o desempenho de seu sistema durante a Copa das Confederações deste ano atenda todos os requisitos exigidos".
A tecnologia escolhida para as duas importantes competições usa 14 câmeras de alta velocidade ao redor do gramado como parte de seu sistema GoalControl-4D. Para justificar a escolha, a Fifa destacou que "a decisão se baseou em critérios relacionados mais especificamente com os torneios no Brasil, incluindo a capacidade de adaptação da fornecedora às condições locais e a compatibilidade de cada sistema de TLG com as operações da Fifa em cada jogo". "As candidaturas também foram avaliadas quanto a seu custo e a fatores ligados ao gerenciamento do projeto, como a montagem da equipe e o cronograma de instalação", disse a entidade em nota oficial.
A Fifa ainda informou que a utilização do GoalControl-4D no Brasil está sujeita a testes de instalação final nos estádios, sendo que os mesmos serão realizados por um instituto independente.
Esta será a segunda vez que a tecnologia da linha do gol será utilizada em uma competição da Fifa. A primeira aconteceu em dezembro do ano passado, no Mundial de Clubes, no Japão. A implementação do recurso foi possível após a decisão da International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, de aprovar o uso da TLG, o que foi definido em uma reunião realizada em 5 de julho de 2012.
Ao oficializar a tecnologia vencedora da concorrência, a Fifa ainda informou que um evento dedicado à imprensa está marcado para acontecer no Brasil antes de uma demonstração do uso do sistema GoalControl-4D. Os detalhes e a data do evento, porém, ainda não foram informados.