Ofuscadas pelo favoritismo de Alemanha e Portugal no Grupo G, as seleções de Gana e Estados Unidos se enfrentam nesta segunda-feira (16), às 19h, na Arena das Dunas, em Natal (RN), na partida que fechará a primeira rodada da chave.
Em sua décima participação em Copas, os norte-americanos se classificaram com facilidade para o Mundial, conquistando as eliminatórias da Concacaf. O time comandado pelo ex-atacante alemão Jürgen Klinsmann chega ao Brasil como terceira força da chave, mas sabe que precisará vencer os africanos na estreia se quiser avançar às oitavas de final.
"Agora a nossa atenção está em Gana. Gana é a única coisa na qual pensamos, nas coisas práticas: conhecer a tática deles e os jogadores mais perigosos. Também como eles gostam de jogar", afirmou o experiente goleiro Howard.
Klinsmann optou por trazer um time renovado ao Brasil -a maior surpresa foi a não-convocação do meia-atacante Donovan, 32, que perdeu a vaga para o jovem Julian Green, 18. Sem Donovan, o craque do time é Dempsey, que já defendeu o inglês Fulham e atualmente joga no Seattle Sounders, da liga norte-americana.
Do outro lado, Gana chega à sua terceira Copa como zebra. É apenas a 37ª colocada no ranking da Fifa, mas a terceira classificação seguida ao Mundial dá esperanças ao time dirigido pelo técnico Kwesi Appiah.
"Não somos favoritos no grupo, mas quando o superarmos, deixaremos o povo de Gana feliz. Temos qualidade e força mental. O que mais importa é que todos possam estar preparados", afirmou o meia-atacante Andre Ayew, que tem o irmão caçula Jordan como reserva.
GanaDauda; Afful, Boye, Mensah e Muntari; Kevin-Prince Boateng, Asamoah, Rabiu e Gyan; Andre Ayew e Waris. T.: Akwasi Appiah
EUAHoward; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Jones, Beckerman, Bradley e Dempsey; Bedoya e Altidore. T.: Jürgen Klinsmann
Estádio: Arena das Dunas, em Natal
Horário: 19 horas
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)