Vincent Enyeama (no chão) em brincadeira com os companheiros em treino em Belo Horizonte durante a Copa das Confederações de 2013| Foto: Peter Powell / EFE

O goleiro da Nigéria, Vincent Enyeama, garante que a seleção de seu país fará história na Copa do Mundo. Depois de ver Gana se tornar a terceira equipe africana a chegar às quartas de final de um Mundial, em 2010, na África do Sul, ele diz que os nigerianos se tornarão os primeiros do continente a irem até as semifinais.

CARREGANDO :)

"Estamos focados na Copa do Mundo, para fazer da África o continente mais orgulhoso. Gana quase foi às semifinais quatro anos atrás. Nós vamos alcançar um resultado melhor e ser o primeiro time africano a chegar às semifinais", prometeu, em entrevista ao site da Fifa.

Para isso, a Nigéria terá primeiro de conseguir uma das duas vagas em disputa no grupo F, composto também por Argentina, Bósnia e Irã - adversário da estreia, no dia 16 de junho, na Arena da Baixada, em Curitiba. Cinco dias depois pega os bósnios, estreantes em Copas, em Cuiabá. Maior desafio da primeira fase, o duelo com os argentinos será no dia 25, em Porto Alegre.

Publicidade

É a terceira vez nas últimas quatro Copas que as duas seleções se enfrentarão na fase de grupos. As outras tiveram o mesmo placar: vitória argentina por 1 a 0. Em 2002 o atacante Batistuta fez o gol do jogo em Ibaraki, no Japão. Em 2010 coube ao zagueiro Heinze decidir a partida em Johanesburgo, na África do Sul.

Se passar de fase, a Nigéria terá pela frente Suíça, França, Equador ou Honduras no cruzamento com times do grupo F. Os cabeças de chave suíços e os franceses são os favoritos a avançar, mas Enyeama evita apontar um adversário favorito. "Se jogarmos contra a França, será interessante, mas se jogarmos contra Suíça também será interessante. O importante é se classificar".

Caso avance às quartas de final, o duelo pela histórica vaga nas semifinais seria com um adversário que vier da chave eliminatória formada por equipes dos grupos G (Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos) e H (Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do Sul).

No ano passado os nigerianos vieram ao Brasil para a Copa das Confederações, mas ficaram apenas em terceiro lugar no grupo com Espanha, Uruguai e Taiti. Estrearam vencendo os taitianos por 6 a 1 e depois perderam por 2 a 1 para os uruguaios e 3 a 0 para os espanhóis.