A Secretaria de Aviação Civil espera leiloar as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília em 22 de dezembro, disse nesta sexta-feira o ministro Wagner Bittencourt, que ocupa a secretaria.A expectativa de Bittencourt é que os editais dos leilões sejam publicados até 7 de novembro e que as concessões sejam transmitidas aos vencedores em fevereiro.
Os vencedores das concessões deverão investir R$ 2,6 bilhões até 2014, acrescentou.
Segundo o ministro, as privatizações não deverão levar a aumento de tarifas aeroportuárias.
A concessão dos terminais à iniciativa privada é a aposta do governo para viabilizar os investimentos necessários para adaptar os aeroportos para o crescimento da demanda e para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Os investidores privados terão participação de até 51% nas Sociedades de Propósito Específico (SPEs) que serão criadas para as privatizações. A Infraero, estatal que atualmente administra os aeroportos brasileiro, terá fatia de até 49%.
Antes do leilão dos dois aeroportos paulistas e do terminal de Brasília, o governo vai promover a concessão do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, em 22 de agosto, como forma de preparação para a vendas dos aeroportos maiores no fim do ano.
O aeroporto potiguar será o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, com lance mínimo de R$ 51,7 milhões. O vencedor terá a concessão do aeroporto por 25 anos e três anos para construir os terminais.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast