Seleção brasileira
Mano Menezes fará convocação da equipe olímpica no dia 6
No dia 6 de julho o técnico Mano Menezes vai divulgar a lista de 18 jogadores convocados para defender a seleção brasileira na Olimpíada de Londres entre 26/7 e 11/8, caso chegue à decisão. O desempenho de Neymar e companhia na competição vai determinar o futuro do treinador, se continuará ou não no comando da equipe nacional na preparação para a Copa do Mundo de 2014. E também de vários jogadores jovens que esperam passar a fazer parte do grupo nos dois anos restantes de preparação para o Mundial. O presidente da CBF, José Maria Marin, não garante a permanência de Mano caso o Brasil não volte da Inglaterra com a inédita medalha de ouro olímpica.
A Fifa abre no dia 30 de junho as inscrições para quem deseja trabalhar como voluntário na Copa do Mundo de 2014. Os interessados devem fazer o cadastro no site da entidade e aguardar o processo de seleção. O Comitê Organizador Local (COL) pretende abrir um escritório em Curitiba e deve participar da seleção. Ainda não foram detalhados os requisitos para os interessados, mas quem tem fluência em línguas estrangeiras larga na frente.
Na África do Sul em 2010, foram 15 mil selecionados em dez sedes. No Brasil, a expectativa é de 18 mil pessoas em 12 sedes, sendo 1.500 em Curitiba. O secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, lembra que o voluntário pode ser requisitado para diversas funções. "A lista da Fifa deve sair em setembro ou outubro. As áreas de atuação são as mais diversas, como aeroporto, postos de saúde, hotéis e outras", descreve, deixando claro que apenas uma parcela dos selecionados trabalhará no estádio principal ambição de muitos candidatos.
O administrador Pedro Bosan pretende concorrer a uma das vagas. Ele conta o que espera viver durante o Mundial. "Decidi me inscrever, pois acredito que participar de um evento da grandeza de uma Copa do Mundo seja uma experiência única. Espero conhecer pessoas de diversas nacionalidades e mostrar um pouco da cultura brasileira e paranaense para os estrangeiros". Sobre o que pode realizar para colaborar, ele afirma que "a preferência é em ajudar na parte turística, talvez na orientação ou acompanhamento das pessoas que irão conhecer nossa cidade".
De acordo com o site da Fifa, os voluntários devem ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para trabalhar 20 dias corridos durante a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013. As funções incluem atendimento a turistas, serviço de idiomas, transporte, segurança, mídia, departamento médico, entre outros. Segundo a entidade, "o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa valoriza a diversidade de gênero, cor, orientação sexual e idade no ambiente de trabalho, além da inclusão de pessoas com necessidades especiais".