O jogo-teste programado para o dia 14 de maio na Arena pode não ter o esquema de segurança no entorno como o previsto para a Copa do Mundo. Segundo Reginaldo Cordeiro, secretário municipal da Copa em Curitiba, não existe exigência da Fifa em relação à zona de exclusão para o jogo-teste programado para a data na Arena, quando o Atlético disputa amistoso com adversário a ser definido.
"Ainda não foi definido se os órgãos de segurança vão fazer o teste. A preocupação é principalmente para os jogos oficiais, quando há a obrigatoriedade", explica Cordeiro, ao se referir à zona de exclusão nos dias dos jogos, que começa quatro horas antes e termina duas horas depois de cada partida, em um raio de 2 quilômetros do estádio.
Barrados
No primeiro jogo-teste entre Atlético e J. Malucelli, em 29 de março, moradores foram barrados por policiais militares. "Nos causou estranhamento a ação que ocorreu naquele dia", diz Cordeiro. Na ocasião, a Polícia Militar afirmou que o jogo tinha por função justamente apontar possíveis problemas em uma partida de maior porte.
Para minimizar o problema e garantir alguma liberdade, a partir da próxima segunda-feira, 5 de maio, o Exército, em parceria com a prefeitura de Curitiba, fará uma varredura no entorno da Arena entregando panfletos informativos para moradores, comerciantes e trabalhadores da região. O documento contém informações para realizar o cadastramento que vai permitir a livre circulação dessas pessoas durante a zona de exclusão.
"O entorno da Arena é a área mais urbana e residencial de todas as cidades-sede da Copa. Estimamos que sete mil imóveis e 30 mil pessoas serão afetadas", afirma Cordeiro. Ele lembra que a livre circulação se restringe ao acesso a pé. Durante a zona de exclusão somente veículos oficiais de segurança e saúde têm condições de "furar" o bloqueio da FIFA. Amigos e familiares que desejem visitar os moradores da região no período também vão precisar realizar o cadastramento.
Cadastramento
Prefeitura de Curitiba divulgou esquema de credenciamento na terça
Na última terça-feira, a prefeitura de Curitiba lançou em seu site da Copa as regras para o credenciamento dos moradores e comerciantes das proximidades da Arena. O cadastro pode ser realizado pela internet no www.ippuc.org.br/copacredenciamentoentorno/credenciamento.php ou pessoalmente a partir da próxima segunda-feira na Central de Cadastramento na Praça Ouvidor Pardinho ou na Regional Portão. A entrega das credenciais, no entanto, será somente na Praça Ouvidor Pardinho a partir do dia 15 de maio. Saiba quais os documentos exigidos e o endereço completo dos locais de atendimento:
Moradores
RG ou Certidão de Nascimento (para menores sem documento de identidade) e comprovante de residência válido nos últimos três meses.
Trabalhadores/Comerciantes
RG, comprovante de endereço válido nos últimos três meses e comprovação de vínculo empregatício.
Locais
Central de Cadastramento na Praça Ouvidor Pardinho: entrada pela Rua Nunes Machado, todos os dias das 8 às 21 horas.
Regional Portão: Rua Carlos Klemtz, 1.700 Fazendinha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.