Kosovo recebeu aval da Fifa em janeiro para começar a disputar amistosos contra outras seleções filiadas à entidade. A ação é considerada um primeiro passo rumo ao reconhecimento de sua federação como um órgão separado da associação da Sérvia.
A estreia está marcada para hoje: um amistoso em Mitrovica contra o Haiti.
O plano kosovar é se tornar um filiado da Fifa a tempo de disputar as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
"Ainda há muitos problemas para pensarmos até o Mundial na Rússia. Há questões pendentes com a Uefa que ainda precisaremos resolver", diz o presidente da federação local, Fadil Vokrri.
O processo para que Kosovo seja aceito pela Fifa passa pela aprovação anterior de sua federação como filiada da entidade europeia. No entanto, o presidente da Uefa, Michel Platini, tem se posicionado contra a inclusão do país devido a acordos políticos costurados com a Sérvia.
Ex-província da Iugoslávia, Kosovo declarou independência em 2008. O país é reconhecido pelos EUA, mas não pela Sérvia. Rússia, Espanha e Brasil também não o aceitam.
Só a Suíça deve levar ao Mundial três atletas de Kosovo. A Albânia tem mais de meia seleção com origem kosovar. Se Kosovo for reconhecida como seleção, eles poderão decidir que país defender.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião