Principal articulador da construção do estádio Itaquerão em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comparecer nesta quinta-feira ao jogo de abertura da Copa da Mundo e assistiu à partida entre Brasil e Croácia em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo assessores, ele acompanhou o jogo com familiares.
Lula é apontado como o maior incentivador e articulador do estádio construído em Itaquera, reduto tradicional do Corinthians, time do ex-presidente, na periferia da capital paulista. Mesmo afastado da Presidência da República, ele mediou reuniões e trabalhou pela viabilização da arena.
O tema foi tratado por Lula até em cima do palanque. Na última eleição, ao pedir voto para o prefeito Fernando Haddad em Itaquera, Lula lembrou a plateia de que a construção do estádio era uma das "realizações" do PT e que, graças a isso, os moradores de um bairro pobre da cidade teriam a Copa a poucos metros de suas casas.
O ex-presidente passou a patrocinar a ideia de construir um estádio em Itaquera após pedidos do então presidente do Corinthians, Andres Sanches. Inicialmente era para ser apenas o estádio do clube paulista. Mais tarde, com a decisão de que a Copa se realizaria no Brasil, o projeto ganhou ainda mais fôlego e passou a disputar a abertura do evento mundial.
Lula esteve presente na cerimônia de assinatura do contrato entre o clube paulista e a construtora Odebrecht em 2011. Ele também defendeu que a obra tivesse financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e isenções de impostos.