Terceiro jogador com mais assistências no Campeonato Espanhol, com o mesmo número de gols de Messi, o atacante Carlos Vela, 24 anos, está fora da Copa do Mundo. Essa é, até agora, a principal baixa do México, o segundo adversário do Brasil no grupo A da Copa do Mundo.
A Federação Mexicana de Futebol anunciou nesta segunda-feira em seu site que o atacante da Real Sociedad está fora dos seus planos por não ter apresentado "o compromisso buscado para um jogador da seleção nacional".
A nota oficial informa que, após uma reunião em Madri com dirigentes e comissão técnica, Vela "manifestou mais uma vez que não se encontra 100% desde o ponto de vista mental e emocional" para a Copa.
O treinador Miguel Herrera se manifestou no Twitter. "Vela não traz a mentalidade que estou buscando, e não o vejo comprometido. Não o levarei mais em conta neste processo, ponto final", escreveu. "Estamos armando uma seleção de jogadores comprometidos com o México, com o projeto e que formem uma equipe".
"Estou na Europa para conversar com todos os jogadores, a quem prometi fazê-lo se me nomeassem técnico da seleção", acrescentou o técnico.
O atacante já havia pedido dispensa da Copa Ouro de 2011 e da Olimpíada de 2012, ambas conquistadas pelos mexicanos.Somente Cesc Fábregas, do Barcelona, e Koke, do Atlético de Madri, deram mais passes para gol do que Vela, autor de nove assistências no Espanhol. O mexicano ainda balançou a rede outras nove vezes em 21 jogos.
O México enfrentará o Brasil na segunda rodada do Mundial, em Fortaleza, em 17 de junho, pelo Grupo A. Vai estrear no dia 12, contra o Camarões, em Natal, e também enfrentará a Croácia no dia 23, em Recife.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares