A partir de hoje, às 17h45 (de Brasília), no Estádio da Luz lotado, o mundo começará a saber se verá o melhor Cristiano Ronaldo de todos os tempos em campo na Copa de 2014.
Neste horário, e com todos os 61.467 lugares ocupados em Lisboa, começa a partida de ida da repescagem das Eliminatórias Europeias, entre Portugal e Suécia, que decidirá se é o badalado português ou a estrela sueca Ibrahimovic quem se classificará para o Mundial. O jogo de volta está marcado para o dia 19.
Se no campo a batalha entre os atletas está zerada, fora das quatro linhas o português ganha de goleada. Segundo um estudo da Escola Portuguesa de Marketing (IPAM), Ronaldo vale 43 milhões de euros (R$ 134 milhões) quase o dobro de Ibra, avaliado em 22 milhões (R$ 68,6 milhões).
A expectativa pela presença de CR7 no Brasil não é por acaso. Em 20 jogos desde que retornou das férias, em julho, o atacante do Real Madrid fez 28 gols, uma média de 1,4 por partida, a sua melhor performance em um começo de temporada. Sucesso arrasador com brilho solitário enquanto o argentino Lionel Messi sofre com contusões no Barcelona.
"É difícil escolher entre os dois. Até pouco tempo, Lionel Messi era o melhor jogador do mundo. No último ano penso que o Cristiano Ronaldo passou à frente dele, pois trata-se de um jogador completo e muito atlético", afirmou o técnico do Arsenal, Arsène Wenger, no Twitter, durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pelo clube.
No entanto, para azar de Cristiano Ronaldo, ele está em uma seleção com pouca tradição internacional, que nunca chegou a ganhar um campeonato profissional o mais perto foi o vice-campeonato da Euro-2004, quando perdeu em casa para a Grécia na final.
Neste ano, nas Eliminatórias Europeias, ficou atrás da Rússia no Grupo F, o que fez tanto o time lusitano quanto o CR7 dependerem desse mata-mata contra os suecos para garantirem a passagem para o Brasil.
Além desse esperado duelo, outro confronto concentra muitas atenções hoje. A campeã mundial França fica frente a frente com a Ucrânia e decidirá em casa seu futuro. Um dos principais destaques do Bayern de Munique que conquistou quase tudo que disputou na temporada passada do futebol europeu, Frank Ribéry nem cogita a possibilidade de ficar fora da Copa algo que não ocorre desde 1994.
"Seria uma catástrofe para todos os franceses! É difícil pensar nisso, não devemos nos pressionar demais. Temos de jogar sem medo", receitou o jogador para o duelo das 17h45 (de Brasília), em Kiev.
Grécia e Romênia e Islândia e Croácia completam a repescagem, com Romênia e Croácia tendo o fator campo a seu favor e recebendo o jogo de volta.
Ao vivo
Portugal x Suécia, às 17h45, no SporTV; Ucrânia x França, às 17h45, no SporTV 3, ESPN Brasil, FOX Sports e BandSports.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião