Enquanto visitava a Arena da Baixada entre 12h20 e 14 h desta quarta-feira , o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, demonstrou mais preocupação com a realização do segundo evento-teste no Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho. No meio da vistoria ao palco de Curitiba, seu perfil no Twitter fez duas postagens comentando sobre o estádio paulista.
Às 13h22, publicou: "2° evento teste antes da abertura acontecerá na Arena de São Paulo em 1/6. CBF deve remanejar um jogo do Brasileiro" e "Para nós é vital que todas as instalações sejam testadas em condições totais de jogo: assentos temporários e instalações adjacentes."
Não é a primeira situação inusitada envolvendo a conta de Valcke no Twitter e a Arena da Baixada. No dia 18 de fevereiro, o anúncio da permanência de Curitiba como sede da Copa, apesar do grande atraso nas obras do estádio, foi feito primeiro pela internet. E ele chegou a demonstrar irritação quanto a isso ao iniciar sua entrevista coletiva dando a entender que a postagem foi feita por outra pessoa encarregada de atualizar o perfil.
Nesta quarta se manifestou por causa da desistência de realizar no Itaquerão como evento-teste o jogo do dia 29 entre Corinthians e Cruzeiro, pela oitava rodada do Brasileiro. As justificativas foram a região não estar pronta para receber uma partida com grande público no meio da tarde de um dia útil (quinta-feira) estava marcada para as 16 horas, mesmo horário do duelo de abertura do Mundial entre Brasil e Croácia e as arquibancadas temporárias não estarem prontas.
Mais tarde, atendendo ao pedido da Fifa, a CBF marcou para 1º de junho (domingo) no Itaquerão o jogo entre Corinthians e Botafogo, configurando uma inversão de mando. Segundo a tabela original do Brasileiro, a partida nessa data seria na casa do clube carioca. A manobra foi antecipar o duelo pelo segundo turno e jogar o confronto no Rio de Janeiro para 12 de outubro, quando será jogada a 28ª rodada do Nacional e os dois times deveriam se enfrentar em São Paulo.
O Coritiba pleiteou isso para seus jogos contra o Goiás - marcados para 31/5 em Curitiba, quando o Couto Pereira estará cedido à Fifa para ser campo de treinamentos da Copa, e 12/10 em Goiânia. Mas não obteve sucesso e terá de jogar na Vila Capanema pela nona rodada.
Assim como o Itaquerão, a Arena da Baixada só passou por um evento-teste. Porém não houve o mesmo pedido da Fifa. O fato de São Paulo receber todas as atenções com o jogo da seleção brasileira contra a Croácia para público de 65 mil na abertura do Mundial é o que preocupa a entidade. Curitiba estreia na Copa quatro dias depois, com o duelo entre irã e Nigéria para 42 mil pessoas.
Logo após Valcke deixar o estádio do Atlético, seu perfil no Twitter também publicou um comentário sobre a visita: "Parabéns, Curitiba. Grande progresso no trabalho de entrega do estádio que é uma arena de qualidade não só para a #Copa2014 mas para os fãs", foi a postagem quando o comboio da Fifa se dirigia para o aeroporto.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião