| Foto:

O padrão Fifa de qualidade passou longe da Costa do Sauípe, ontem, em vários momentos que antecederam o sorteio para a Copa do Mundo de 2014. Falta de informação, poucas credenciais para carros, ônibus lotados... Como sempre, quem mais ouviu reclamações foram os voluntários, espalhados por todos os cantos do imponente resort que abrigou o evento.

CARREGANDO :)

Sabe nada

Questionados sobre os problemas, os voluntários usavam um discurso padrão: "Eu sei tanto quanto você. A Fifa não passa informação nenhuma pra gente", diziam. Muita gente ficava ainda mais revoltada após a conversa.

Publicidade

Debaixo da árvore

O "padrão Fifa" permite diversas interpretações. Pode significar também um grupo de 50 jornalistas esperando por 40 minutos uma condução para o centro de imprensa. Debaixo da árvore, para escapar do sol inclemente da Bahia.

Protesto

Integrantes do Sindicato dos Hotéis da Bahia (SindiHoteis) aproveitaram os holofotes do sorteio da Copa para protestar. Aproximadamente 20 pessoas, com cartazes, bandeiras e folhetos bilíngues, em português e inglês, reivindicavam melhores condições de trabalho.

Eu quero

Publicidade

Além de melhores salários, o grupo pede a aprovação do projeto que cria a modalidade de contratação temporária no setor de turismo (hotéis, restaurantes e pousadas) para períodos curtos sem a necessidade de registro em carteira.

Grandes eventos

O projeto será apresentado em forma de Medida Provisória (MP) pelo governo federal com o objetivo de explorar os grandes eventos no país – a Copa de 2014 e a Olimpíada do Rio, em 2016.

A lei

As contratações poderão ser feitas por prazo máximo de 14 dias corridos ou 60 dias alternados por ano. Ao invés do registro em carteira, será assinado um contrato de trabalho, com os trabalhadores tendo direito a férias, 13.º salário e Previdência Social, de forma proporcional aos dias trabalhados.

Publicidade

Dilma Gabriela

A presidente Dilma Rousseff (PT), iniciando os movimentos para candidatura à reeleição, no ano que vem, aproveitou a passagem pela Bahia para o sorteio da Copa para entrevistar o ex-craque Ronaldo e Neymar, principal nome da seleção brasileira. Tudo pelo Twitter.

Copa é Copa

Ronaldo e Neymar falaram sobre que caminho preferem para a seleção brasileira no Mundial: adversários fracos ou mais fortes logo de cara. "Ah, numa Copa não tem adversário fraco", disse Neymar. "Isso mesmo. E nos jogos considerados mais fáceis a pressão pela vitória é maior", emendou o Fenômeno.

Publicidade

Fernanda...

Definitivamente, Fernanda Lima roubou a cena na cerimônia que sorteou os grupos da Copa. Bem humorada, esbanjando delicadeza e com um inglês fluente, a líder do programa Amor e Sexo, da Rede Globo, deixou o co-apresenteador, o seu marido Rodrigo Hilbert, em segundo plano.

... A linda

O belo vestido dourado também fez muita gente na plateia recordar o criativo apelido que a ex-modelo ganhou de Ronaldo Fenômeno: Fernanda Linda.

Publicidade