A sorte de Curitiba na definição da primeira fase da Copa do Mundo se encerrou ao sair a bolinha da Espanha. Além da campeã mundial, a capital paranaense receberá apenas figurantes na competição.
Completam a lista Irã, Nigéria, Honduras, Equador, Austrália, Argélia e Rússia. Destes, somente Nigéria (1994 e 98), Equador (2006) e Austrália (2006) já conseguiram superar a fase inicial, caindo nas oitavas.
"Conheço pouco sobre Curitiba, sei somente que é uma cidade fria", comentou Stephen Keshi, técnico da Nigéria. A fama do clima ruim também foi a única menção do treinador do Equador, Reinaldo Rueda. "Sei que é frio", disse.
Serão quatro partidas disputadas no Joaquim Américo. Tudo começa no dia 16 de junho, entre Irã e Nigéria. Depois, Honduras x Equador (20), Austrália x Espanha (23) e, por último, Argélia e Rússia (26).
Fora a Espanha, Rússia, Nigéria e Equador são candidatos para seguir adiante. Os russos têm a melhor posição no ranking da Fifa, 22º, seguidos dos equatorianos, na 23º colocação. Os africanos são os 36º do mundo.
No início da venda de ingressos para o evento, em outubro, Curitiba apareceu entre as sedes mais procuradas. Ao lado de São Paulo, palco da abertura, e Rio de Janeiro, local da final. A Fifa, entretanto, não divulgou os números exatos das buscas.
Mais tarde, em novembro, a capital manteve em alta o interesse do público em assistir os jogos no estádio do Atlético. Em poucos minutos, todos os bilhetes disponibilizados para compra pela internet se esgotaram.
Os torcedores que quiserem ver uma Copa do Mundo na cidade após 64 anos Curitiba recebeu dois duelos em 1950 terão ainda outras duas oportunidades para conseguir uma entrada.