A seleção da Alemanha quebrou uma marca de 84 anos neste domingo (13), no Maracanã, ao conquistar o quarto título mundial da sua história. Pela primeira vez em 20 edições da Copa do Mundo, uma equipe da Europa conseguiu ser campeã no continente americano.
No total, oito Mundiais foram disputados nas Américas. O Brasil conquistou três títulos (1962, 1970 e 1994), enquanto Argentina e Uruguai ficaram com a taça em duas oportunidades cada - os argentinos em 1978 e 1986, e os uruguaios em 1930 e 1950.
O Brasil ganhou o título na Ásia, em 2002, quando conquistou o pentacampeonato ao bater a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama, no Japão. A Espanha venceu seu título na África, ao bater a Holanda na Copa da África do Sul, em 2010, ao vencer a Holanda na prorrogação, por 1 a 0.
Tetra
O cenário de 1994 e 2006 era parecido. Uma seleção conquista o tetracampeonato mundial na decisão por pênaltis, depois de 24 anos de jejum. O fato ocorreu com o Brasil, na Copa dos Estados Unidos, e com a Itália, no Mundial da Alemanha. A seleção alemã, entretanto, ergueu a taça da Copa do Mundo com um gol de Götze aos oito minutos do segundo tempo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura