- Sabella diz que faltou eficiência ao ataque da Argentina
- Argentinos culpam 'time medíocre', FMI e Fifa na derrota
- Alemães comemoram e argentinos choram pela Copa
- Dilma faz entrega simbólica da Copa para Putin no Rio
- Lahm e Neuer creditam título à unidade do grupo alemão
- Torcida Fla-Alemanha faz a festa nos bares próximos ao Maracanã
- Correria e brigas na Fan Fest de Copacabana no momento do gol alemão
- Francês Pogba é eleito a revelação da Copa
- Thomas Müller diz que feito da Alemanha é indescritível
- "É uma dor para a vida toda", lamenta argentino Mascherano
Como era de se esperar, a vitória da Alemanha por 1 a 0 sobre a Argentina na final da Copa do Mundo, neste domingo (13), ganhou destaque nos sites de jornais do mundo todo.
Principal diário esportivo da Argentina, o "Olé" estampou na primeira página a frase "Nos roubaram a ilusão", ao lado de uma foto dos jogadores alemães comemorando o gol de Göetze na prorrogação e os argentinos cabisbaixos.
Logo abaixo da imagem, um pequeno texto reclamava da arbitragem do italiano Nicola Izzoli: "O Codesal do século XXI". A referência é ao árbitro uruguaio Edgardo Codesal que, na disputa entre alemães e argentinos na final da copa de 90, na Itália, expulsou dois argentinos durante a partida e ainda marcou um pênalti duvidoso a favor da Alemanha aos 39 minutos do segundo tempo. Na ocasião, o alemão Brehme converteu a cobrança que deu o título à Alemanha.
Mesma linha adotada pelo periódico Crónica, de Buenos Aires: "Como em 90, Alemanha e o árbitro roubaram a ilusão argentina", estampou.
O jornal "Clarín", também da Argentina, estampou os dizeres "o sonho argentino foi frustrado na prorrogação: Alemanha campeã", e uma fotografia que expunha a tristeza dos atletas da seleção comandada por Sabella. O La Nación destacou o quão próximo a equipe albiceleste esteve do título: "A Argentina perdeu para a Alemanha por 1 a 0 na final e sente o coração cair tão perto da glória", foi o destaque.Festa
Do outro lado foi só comemoração. Um dos principais periódicos alemães, o Bild colocou em seu site uma imagem gigante da Taça da Copa do Mundo. Na primeira página, lia-se "Somos os campeões do mundo" em letras garrafais, sobre imagens dos jogadores levantando o troféu no Maracanã. O Die Tageszeitung sugeriu uma supremacia alemã no futebol nos próximos anos, com a seguinte manchete: "Imbatível para os próximos anos?".
O berlinense Berlinger Morgenpost foi sucinto em sua capa: "Alemanha é campeã do mundo", logo abaixo de uma foto em que o atacante Shürrle beixa a taça do mundo rodeado por seus companheiros de equipe.
Repercussão
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura