A Bélgica sentiu o peso da estreia e sofreu, mas bateu a Argélia de virada, pelo placar de 2 a 1, no Mineirão, na estreia das duas equipes na competição. Esta foi a sexta virada em 15 partidas disputadas até o momento na Copa do Mundo. Brasil, Holanda, Costa Rica, Costa do Marfim e Suíça foram as outras equipes que venceram de virada.
Os gols dos belgas foram marcados por dois atletas saídos do banco de reservas. Fellaini e Mertens entraram na segunda etapa e garantiram a vitória dos europeus. O gol argelino foi marcado por Ferghouli, de pênalti, ainda no primeiro tempo.
No início do jogo, a seleção belga, comandada por Marc Wilmots, encontrou dificuldades em furar o bloqueio argelino que, por sua vez, apostava nos contra ataques. Aos 23, Vertonghen derrubou Ferghouli na área e o árbitro marcou o pênalti. O próprio Ferghouli bateu e converteu, abrindo o placar para os argelinos.
Na segunda etapa, com as entradas de Mertens e Fellaini, a Bélgica ficou mais perigosa e a virada não tardou a ocorrer. Aos 25, após receber cruzamento de De Bruyne, Fellaini empatou a partida. Dez minutos depois, em rápido contra ataque puxado por Hazard, Mertens recebeu pelo lado direito e anotou o gol da virada da Bélgica.
Com o resultado, a Bélgica assumiu a ponta do grupo H, que conta ainda com Rússia e Coreia do Sul, que se enfrentam hoje (17), às 19 horas, na Arena Pantanal.
O jogo
O jogo começou morno, com as equipes se estudando com algum respeito. Nos dez minutos iniciais, não houve um chute sequer a gol. A equipe belga demonstrava querer assumir o protagonismo da partida, mantendo a posse de bola e buscando os espaços na defesa argelina, que, muito fechada, apostava nos contra ataques.
Aos 17, Mahrez escapou pela esquerda do ataque argelino e finalizou a primeira bola da partida. O chute saiu forte, mas sem direção. Courtois apenas acompanhou. Aos 20, a Bélgica tentou o troco. Witsel arriscou de muito longe. O chute saiu forte e dificultou a vida do goleiro Mbolhi que, do jeito que deu, espalmou a bola para longe do gol.
Aos 23, Vertonghen cometeu pênalti em Ferghouli. O lateral belga segurou o camisa 10 argelino, que foi ao chão. O árbitro, em cima do lance, não teve dúvidas e marcou a penalidade. Na cobrança, o próprio Ferghouli deslocou Courtois e abriu o placar no Mineirão.
A partir daí, a Argélia se fechou ainda mais. Apenas aos 35, os belgas voltaram a levar perigo. Novamente através de Witsel, que arriscou novo chute de fora da área. Desta vez, Mboulhi se esticou todo e mandou para escanteio. A Bélgica arriscou mais alguns chutes de fora da área, mas sem sucesso, sendo que o gol de Fergoulhi permaneceu o único da primeira etapa.
No intervalo, o técnico Marc Wilmots apostou na entrada de Mertens, na vaga de Chadli. Logo aos 3, Mertens bateu escanteio, Mbolhi saiu mal do gol e ela sobrou para Witsel, que cabeceou por cima. Dois minutos depois, Mertens arrancou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou, mas Lukaku não completou.
Aos 11, o troco da Argélia. Taider bateu escanteio na cabeça de Soudani, que subiu sozinho e finalizou. A bola tirou tinta da trave de Courtois, que apenas observou. Aos 12, ainda insatisfeito com o poder de fogo de sua equipe, Wilmots sacou Lukaku e apostou no jovem Origi, de apenas 19 anos.
Aos 19, Fellaini substituiu Dembelé, na última cartada belga em busca do empate. Dois minutos depois da alteração, Origi saiu na cara do gol e tentou tirar do goleiro, mas Mbolhi salvou a Argélia. As alterações surtiram efeito. Aos 25, Fellaini recebeu cruzamento de De Bruyne, ganhou da zaga e fez o gol de empate belga.
Aos 35, em jogada de contra ataque puxada por Hazard, o meia do Chelsea serviu Mertens na direita, que tirou do goleiro e virou a partida para a Bélgica.Três minutos depois, após mais um cruzamento, Fellaini teve a chance de ampliar. O goleiro Mboulhi espalmou a bola e salvou a Argélia na ocasião.
Os belgas ainda tiveram algumas chances de ampliar, mas o placar não se alterou.
Confira imagens da partida entre Bélgica e Argélia
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião