Ronaldinho Gaúcho (esq.), Pato (centro) e Neymar (dir.) participam de teste no Mineirão| Foto: Antonio Lacerda/ EFE

A seleção brasileira joga hoje pela primeira vez num palco da Copa do Mundo de 2014. Enfrenta o Chile, a partir das 22 horas, no Mineirão, em amistoso que servirá para o técnico Luiz Felipe Scolari dirimir as três últimas dúvidas que diz ter para fechar o grupo de jogadores que disputará a Copa das Confederações em junho e para que o Comitê Organizador Local (COL) faça testes de operação visando aos dois eventos da Fifa.

CARREGANDO :)

"Vai ter clima de Copa", prevê Neymar. "Pode ser o início de uma campanha para o Mundial, passando pela Copa das Confederações, daquele espírito de presença e incentivo aos atletas que nós queremos. O povo mineiro está muito receptivo à seleção, a gente nota isso", espera Felipão.

Para o COL, o "espírito de Copa" tem outro significado. Nesta quarta-feira, haverá testes em 14 áreas funcionais, que vão da orientação do acesso ao público dentro da arena – os lugares serão numerados – à tecnologia da informação, passando pela seleção de voluntários para a Copa das Confederações (200 serão testados) e pela atuação de 826 seguranças e orientadores de público.

Publicidade

Segundo a CBF, 50 mil ingressos já haviam sido vendidos até o final da tarde de ontem. Assim, são espe­­radas 60 mil pessoas no Mineirão para o quinto compromisso desde que Felipão assumiu o cargo – perdeu para Inglaterra, ganhou da Bo­­lívia e empatou com Rússia e Itália.

Em campo, Felipão vai aproveitar o jogo para lapidar a convocação para a Copa das Confederações, prevista para 14 de maio. "Eu tenho três dúvidas: um jogador da Europa e dois jogadores do Brasil", revelou o treinador. Não deu detalhes, mas as dúvidas internas são entre Réver e Dedé na zaga e entre Leandro Da­­mião e Alexandre Pato no ataque. A outra pode ser na lateral esquerda, entre Adriano (Barcelona) e Filipe Luís (Atlético de Madrid).

Ele não divulgou a escalação, mas disse que Diego Cavalieri será o goleiro, Jean começa a partida na lateral direita e Ronaldinho Gaú­­cho será titular no meio. Ronaldinho, inclusive, será o capitão, o que mostra que leva vantagem sobre Kaká na disputa para ver quem estará no grupo que disputará a Copa das Confederações – Felipão já indicou que deve escolher entre um dos dois veteranos astros. "Ronaldinho leva vantagem porque jogou contra a Bolívia e vai jogar contra o Chile", admitiu Scolari.

"Ele [Ronaldinho Gaúcho] é o capitão amanhã [hoje] e espero que tenha postura e liderança, que jogue o futebol que sabe jogar e tenha comando", disse Felipão, na entrevista coletiva.

Publicidade