O técnico Luiz Felipe Scolari vai anunciar a lista completa para os amistosos de novembro apenas na quinta-feira (31), mas a CBF resolveu antecipar nesta sexta o nome de cinco jogadores. Após Felipão adiantar que o atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, seria chamado, ele foi formalmente convocado para defender a seleção brasileira nos jogos contra Honduras e Chile.
Além de Diego Costa, centro de uma polêmica aberta com a possibilidade de ser chamado para defender a seleção espanhola, a CBF anunciou a convocação do zagueiro Marquinhos (Paris Saint-Germain), do lateral Daniel Alves (Barcelona), do volante Lucas Leiva (Liverpool) e do atacante Hulk (Zenit).
Segundo comunicado da entidade, a antecipação foi feita por uma questão burocrática. Afinal, eles precisam obter o visto de entrada nos Estados Unidos e no Canadá, locais dos amistosos de novembro, e, com a convocação antes da hora, terão mais tempo para isso.
Felipão havia adiantado na quarta-feira que iria chamar Diego Costa. O atacante de 25 anos vive grande fase no Atlético de Madrid e é artilheiro do Campeonato Espanhol, o que atraiu o interesse de Vicente del Bosque, técnico da Espanha.
Como tem nacionalidade espanhola e nunca disputou jogos oficiais pelo Brasil - tem participação apenas nos amistosos de março, contra Itália e Rússia, quando foi chamado pela primeira vez por Felipão -, Diego Costa pode jogar pela Espanha se quiser.
A lista prévia divulgada nesta sexta-feira pela CBF tem uma novidade: o zagueiro Marquinhos. Revelado pelo Corinthians, ele tem apenas 19 anos e está no futebol europeu desde 2012, passando primeiro pela Roma, na Itália, e jogando atualmente no Paris Saint-Germain, da França.
Marquinhos e Diego Costa são jogadores que vão passar pelos últimos testes de Felipão antes da definição do grupo da Copa. Na quinta-feira, o técnico completa a lista de convocados. Nos últimos amistosos do ano, o Brasil pega Honduras no dia 16 de novembro, em Miami, e o Chile três dias depois, em Toronto.