Neymar comemora o gol da virada brasileira sobre Portugal em Boston| Foto: Brian Snyder / Reuters

Se em termos de avaliação de jogadores o amistoso contra Portugal, nesta terça-feira (10), nos Estados Unidos, pouco serviu para sanar as dúvidas do técnico Luiz Felipe Scolari, que fez poucas mudanças no time, em termos de espírito de jogo a seleção brasileira conseguiu se impor na vitória de virada por 3 a 1, no Gillette Stadium, em Boston. Thiago Silva, Neymar e Jô viraram para o Brasil após o gol de Raul Meireles, que abriu o placar.

CARREGANDO :)

Felipão pouco ousou numa atuação convincente e sem novidades na escalação em comparação à formação que havia goleado a Austrália no sábado, em Brasília – apenas o lateral-esquerdo Maxwell entrou entre os titulares no lugar de Marcelo, contundido, e o meia Oscar e o zagueiro Henrique foram chamados na etapa final.

Mas foi o espírito de "jogo valendo" a marca entre os atletas. "A gente vê os amistosos como uma preparação, a equipe está se empenhando ao máximo. É com esse pensamento que vamos chegar prontos para a Copa", ressaltou o zagueiro Thiago Silva. Isso porque todos querem evidentemente ganhar uma vaga na convocação final de Felipão para a Copa, que ocorre em maio. Até lá, serão apenas mais quatro amistosos. "Em cada oportunidade estamos nos dedicando, está todo mundo correndo para garantir a convocação", comentou o atacante Jô. Durante a semana, Felipão garantiu que já tinha definida a base dos selecionáveis, restando apenas cinco ou seis nomes para fechar a lista com 23. Contra os portugueses, o grande nome foi Neymar, que teve uma atuação de gala, marcando um gol e participando dos outros dois. "Fui coroado com um belo gol e ajudei a equipe, que é o mais importante", resumiu.

Publicidade

A vitória tranquila veio após o susto inicial, aos 17 minutos, na falha de Maicon, que tentou recuar de cabeça para Júlio César e deu o gol de presente para Raul Meireles.

Mas o talento individual brasileiro fez a diferença e, liderado por Neymar, a seleção chegou ao empate com Thiago Silva, aos 23, após cobrança de escanteio do camisa 10, e à virada justamente com o atacante do Barcelona, aos 34, após deixar três marcadores para trás. No segundo tempo, Neymar tocou para Maxwell na esquerda e o lateral cruzou para o gol de Jô, logo aos 4 minutos. Os próximos compromissos da seleção brasileira serão em outubro, nos amistosos com Coreia do Sul, dia 12, em Seul, e Zâmbia, dia 15, na China.