Dois paranaenses
Da lista anunciada por Felipão, o Paraná á o terceiro estado com mais convocados, ao lado da Bahia e de Minas Gerais, com dois representantes. Os paranaenses são o meia Jadson, natural de Londrina, e o atacante Leandro Damião, que nasceu em Jardim Alegre. São Paulo, com nove atletas, e Rio de Janeiro, com três, são os que lideram a lista. Completam a convocação um representante destes estados: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba.
O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou na manhã desta terça-feira (14) a convocação da seleção brasileira para a Copa das Confederações. A principal surpresa foi a ausência do meia Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG.
Anteriormente, Felipão disse que testaria ele e Kaká, do Real Madrid, alternadamente nos amistosos e a expectativa era de que um dos dois ganhasse a missão de comandar o meio de campo nacional. Mas os dois experientes jogadores acabaram ficando de fora. Desta forma, o principal armador será Oscar, do Chelsea. E o único grande astro convocado foi o santista Neymar.
Felipão acertou ao deixar Ronaldinho Gaúcho fora da lista? Comente!
Na entrevista coletiva, Felipão não respondeu nada sobre a ausência de Ronaldinho Gaúcho. Se limitou a dizer: "Os [jogadores] que eu tinha dúvida estão fora. Os que não tinha, estão aqui. Pronto!"
Questões disciplinares
Nos bastidores, a exclusão de Ronaldinho é atribuída a problemas disciplinares. Causou mal-estar junto à comissão técnica o atraso de meia hora do jogador na apresentação para o amistoso contra o Chile, em Belo Horizonte, no fim de abril. O mesmo aconteceu com Ramires, que, machucado, não comunicou que não se apresentaria para o amistoso contra a Itália, em Londres, em meados de março. Na coletiva, Felipão deu pistas de que questões disciplinares pesaram nas suas escolhas.
"Tive algumas dificuldades para fechar a lista em razão de muitos bons jogadores que poderiam estar. De acordo com alguns critérios nos jogos que participamos, critérios pessoais e que envolvam participação de grupo, esses foram os escolhidos", comentou o treinador. "Quando convocamos, não temos o foco apenas no clube, mas nas nossas observações do que aconteceu na seleção nesses cinco amistosos", complementou.
Novatos
Se Ronaldinho Gaúcho surpreendeu pela ausência, Bernard, seu colega de Atlético Mineiro, foi a grande novidade. O atacante de 20 anos foi chamado pela primeira vez e torna-se o símbolo de um grupo predominantemente jovem, com 19 jogadores que jamais disputaram uma Copa do Mundo.
"O Bernard estava em duas convocações anteriores, mas infelizmente por causa da lesão no ombro, não foi chamado. Ele já deveria ter recebido essa oportunidade anteriormente, usa os lados do campo de forma esplêndida", comentou o treinador.
Confira a lista de Felipão:
GoleirosJúlio César (Queens Park Rangers)Diego Cavalieri (Fluminense)Jéfferson (Botafogo)
ZagueirosThiago Silva (Paris Saint-Germain)Réver (Atlético-MG)David Luiz (Chelsea)Dante (Bayern de Munique)
LateraisDaniel Alves (Barcelona)Jean (Fluminense)Marcelo (Real Madrid)Filipe Luís (Atlético de Madrid)
VolantesFernando (Grêmio)Luiz Gustavo (Bayern de Munique)Paulinho (Corinthians)
Meias e meias-atacantesHernanes (Lazio)Jadson (São Paulo)Oscar (Chelsea)Lucas (Paris Saint-Germain)Bernard (Atlético-MG)
AtacantesHulk (Zenit)Leandro Damião (Internacional)Fred (Fluminense)Neymar (Santos)
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião