Relação
Com astros em crise, lista para amistoso será menor e terá novidades
A convocação da seleção deve ser mais enxuta e contar com algumas surpresas. Felipão antecipou que chamará menos jogadores, de 18 a 19 atletas e não 22 como de costume para o amistoso com a África do Sul. "Posso adiantar que a relação de convocados para este jogo poderá ter algumas novidades", disse o treinador.
Entre os mais rodados, o momento não é dos melhores. Um dos possíveis nomes, Robinho sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no fim de semana e desfalcará o Milan por pelo menos uma semana.
Único jogador pré-convocado da seleção, o goleiro Júlio César espera a oportunidade para tentar salvar a fraca defesa do Toronto F.C, uma das piores da América do Norte. O saldo de gols do clube, antepenúltimo da Major League Soccer 2013 foi de -17. Fez 30 e tomou 47.
O técnico Luiz Felipe Scolari começa hoje a finalizar o rascunho da seleção brasileira para a Copa. Às 12 horas, ele convoca os atletas que atuam no exterior para o amistoso derradeiro antes da lista definitiva dos responsáveis por buscarem o hexacampeonato mundial em casa. O teste será contra a África do Sul, dia 5 de março, em Johannesburgo.
O esboço, contudo, está prejudicado por problemas com uma figura central: Fred, mais uma vez lesionado. Para tentar contar com o seu camisa 9 predileto, o treinador resolveu adiar a chamada dos jogadores que atuam no Brasil. Essa lista complementar deve sair entre os dias 26 e 28 de fevereiro.
Na sexta-feira, o jogador sofreu uma lesão "extremamente grave" na coxa direita, na avaliação do médico do Fluminense, Victor Favilla. A contusão o tirou do clássico contra o Flamengo no domingo e aumentou sua inatividade. O departamento médico do Flu alega que o jogador não sofre contusões com frequência, mas sim lesões graves, que acabam deixando-o fora de combate por longos períodos.
Ontem, porém, o médico da seleção, José Luiz Runco amenizou o drama do artilheiro. "O Fred está bem, não tem nenhum problema", resumiu, contrariando o clube. O atleta já havia se machucado gravemente no dia 31 de agosto de 2013, contra o Santos. A recuperação durou quase cinco meses e ele ficou de fora de 29 jogos do Flu no Brasileiro. Ausência apontada como uma das causas da queda de rendimento do Tricolor na etapa final da competição.
Mesmo quando jogou, o desempenho não foi dos melhores. Fred perdeu 64% das partidas do Fluminense em 2013: em 25 jogos, marcou oito gols, no seu pior desempenho desde sua chegada nas Laranjeiras, em 2009. Voltou contra o Bonsucesso, no último dia 23, pelo Carioca, participou de outros dois jogos, mas ainda não estufou a rede.
"Após observarmos algumas situações, achamos que seria melhor convocar apenas jogadores que atuam fora do Brasil neste momento. Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista", justificou Felipão, em entrevista ao site da CBF.
"O centroavante é um problema hoje, é a grande preocupação do Felipão e de todo mundo. O Fred vive machucado e não há um reserva que convença a todos", afirmou o ex-jogador e colunista Tostão. "E também não basta o Fred poder jogar. Precisa estar bem, e fazer o que não costuma fazer: se movimentar, sair da área, como fez na Copa das Confederações", completou o tricampeão.
Para Tostão, Jô, o possível reserva, teria um talento mais modesto para defender a seleção. Uma formação com Neymar, Hulk, Oscar e Ramires seria uma opção para os donos da casa que, há quatro meses da Copa, não podem contar com um matador.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião