O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta quarta-feira (19) que a seleção brasileira vai se preparar para a Copa das Confederações de 2013 em Goiânia. A confirmação da base de treinamentos foi feita pelo dirigente em evento no Palácio das Esmeraldas, sede do governo do Estado de Goiás, e teve a presença de vários dirigentes e do governador Marconi Perillo (PSDB).
O período de treinamento na capital goiana ainda não foi definido, mas será entre o final de maio e o começo de junho. A Copa das Confederações ocorre entre os dias 15 e 30 de junho. A partida de abertura, que terá a seleção brasileira em campo, está marcada para o Estádio Nacional de Brasília, que fica a aproximadamente 200 quilômetros de Goiânia.
O local de treinamentos da seleção ainda vai ser definido pela CBF e a comissão técnica, mas deve ser o centro de treinamentos do Goiás ou do Atlético-GO. "Nos sentimos em casa em Goiânia. É um sentimento geral de toda a seleção brasileira", disse Marin.
De acordo com o presidente da CBF, a comissão técnica, dirigida por Mano Menezes, e Andrés Sanchez, diretor de seleções da CBF, deram o aval para a decisão. "Não foi coincidência nem obra da sorte a escolha por Goiânia. Foi uma escolha analisada", afirmou Marin. O dirigente informou que a equipe não deve disputar amistosos em Goiânia antes da Copa das Confederações.
Perillo prometeu que o governo de Goiás vai atender todas solicitações da CBF para o período de treinamentos, espécie de compensação por Goiânia não ter sido escolhida uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. "Ficamos tristes com o anuncio das subsedes, mas agora estamos alegres. Vamos receber nada menos do que a seleção. É uma satisfação", disse.
O governador espera que o período de treinamentos em Goiânia convença a CBF a levar a equipe a também se preparar na cidade para o Mundial do ano seguinte. "Vamos tentar ganhar a confiança e trazer a seleção para a Copa do Mundo", disse.
Nesta quarta, o Estádio Serra Dourada, em Goiânia, receberá o primeiro duelo entre Brasil e Argentina pelo Superclássico das Américas. O duelo de volta será no dia 3 de outubro, na cidade argentina de Resistência.
A Copa das Confederações de 2013 reunirá oito seleções e já tem sete representantes definidos: Brasil, Espanha, Japão, México, Uruguai, Taiti e Itália. O oitavo participante será o campeão da Copa Africana de Nações de 2013. O sorteio dos grupos do torneio será realizado no dia 1.º de dezembro, no Anhembi, em São Paulo.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião