A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (12) que a seleção inglesa vai disputar dois amistosos com o Brasil no próximo ano - o primeiro no dia 5 de fevereiro, no Estádio de Wembley. A partida abrirá as comemorações dos 150 anos de fundação da entidade, mas ainda não foi confirmado pela CBF.
De acordo com a FA, as equipes nacionais voltarão a se enfrentar em junho de 2013, no Rio. Desta forma, o jogo serviria como preparação da seleção brasileira para a Copa das Confederações de 2013, marcada para começar no dia 15 de junho.
A Inglaterra também vai disputar um outro amistoso em junho na América do Sul, de acordo com a FA, mas o adversário ainda não está definido. "Estamos muito satisfeitos que o Brasil vai abrir as celebrações do aniversário de 150 anos da FA em Wembley", disse Adrian Bevington, diretor de comunicação da FA.
"Dois mil e treze é um ano marcante para a FA e um calendário de jogos emocionantes da Inglaterra, além da realização da final da Liga dos Campeões da Europa em Wembley, vai ser uma parte importante das celebrações".
O dirigente ressaltou a importância de realizar amistosos com a seleção brasileira. "Como a nação mais bem sucedida do futebol, com grandes jogadores e torcedores, será fantástico abrir este ano importante na história do futebol inglês contra um adversário como o Brasil", disse.
Bevington avaliou que os amistosos serão muito importantes na preparação do English Team para a Copa de 2014. "Estamos planejando os jogos com o Brasil há mais de um ano, como uma parte fundamental de nossa preparação", disse. "Nossos jogadores não têm qualquer experiência de jogar na América do Sul e sem dúvida será benéfico para a equipe viajar e jogar no Brasil um ano antes da Copa do Mundo. Nós negociamos nossa programação das Eliminatórias pensando especificamente nisso".
Em preparação para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a seleção brasileira disputou dois amistosos nos últimos dias, com vitórias sobre África do Sul (1 a 0), sexta-feira, e China (8 a 0), segunda-feira. A equipe volta a entrar em campo na próxima quarta, em Goiânia, quando enfrentará a Argentina, apenas com jogadores que atuam no Brasil, pelo Superclássico das Américas.
A Inglaterra disputou os seus dois primeiros jogos nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, com vitória fora de casa sobre a Moldávia (5 a 0), na sexta, e empate em Wembley com a Ucrânia (1 a 1), na terça. Além de confirmar os duelos com o Brasil, a FA também anunciou que a seleção inglesa vai duelar com a Irlanda em Wembley no dia 29 de maio.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast