Apesar de considerar o Brasil a quinta melhor seleção atual, Ronaldo acredita em evolução até 2014| Foto: Vanderlei Almeida / AFP

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo e duas vezes campeão mundial, Ronaldo afirmou que vê o Brasil hoje "fora do pódio" em relação às outras principais seleções de futebol do planeta. O ex-jogador, porém, acredita que a equipe comandada por Mano Menezes ainda tem tempo para evoluir e poder brigar pelo título da Copa de 2014, que será realizada no país.

CARREGANDO :)

Integrante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Ronaldo falou sobre este assunto em entrevista ao site oficial da Fifa, publicada nesta segunda-feira, na qual ele também comentou sobre os preparativos do Brasil para receber a mais importante competição do futebol mundial.

"Houve uma mudança de geração. A seleção ainda não está jogando o seu melhor futebol, e acho que vai demorar a encontrá-lo. Mas há tempo até 2014 para conseguir uma boa continuidade, ser competitivo e poder ser campeão", afirmou o Fenômeno, que mais tarde posicionou o Brasil ao menos no Top 5 das seleções mundiais.

Publicidade

"Não estamos no pódio, mas acho que nos encontramos entre as cinco melhores seleções do mundo. E isso que estamos jogando discretamente. Nenhuma mudança é fácil, e os jovens ainda precisam amadurecer. Não há motivo para desespero. Eles só precisam de tempo para os resultados aparecerem", completou.

E Ronaldo deixou claro, nesta entrevista para a Fifa, que aposta principalmente no talento de Neymar como diferencial do Brasil em busca do seu sexto título mundial. Ele falou do atacante ao ser questionado sobre como vê o craque do Santos, além de Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso, jogadores de destaque da nova geração do futebol brasileiro.

"São três talentos brasileiros muito jovens que se destacam nos seus clubes. Acho que o mais talentoso é o Neymar, que, com apenas 20 anos, tem uma habilidade incrível. Ele marca muitos gols e conquistou o Brasil. A experiência internacional que teve contra o Barcelona (na final do Mundial de Clubes) não foi boa, mas certamente foi um bom aprendizado. O Pato já demonstrou na Europa o talento que tem, e o Ganso também é muito bom, mas é necessário ter cuidado com as lesões", analisou Ronaldo.

Em meio a este cenário de apostas para 2014, ao ser questionado sobre quem poderá ser o "novo Ronaldo", o ex-jogador elegeu o seu sucessor sem pensar duas vezes: "Leandro Damião, do Inter de Porto Alegre. Ele é alto, forte, ótimo goleador, sabe cabecear e tem habilidade com os dois pés. Vai desempenhar um papel importante em 2014".

Já ao falar sobre a sua perspectiva para o Mundial que será realizado no Brasil em termos de organização, Ronaldo aposta que a competição deixará um legado muito importante para o País fora de campo. "Estamos muito orgulhosos de receber a Copa do Mundo no Brasil. Vamos ter uma grande oportunidade de crescimento, o que é o mais importante para o povo em geral, porque haverá muito investimento em infraestrutura, aeroportos, estradas, hospitais e hotéis. Este legado, que ficará para a vida toda, só uma Copa do Mundo pode deixar", enfatizou.

Publicidade