Os sentimentos de espanto, tristeza e revolta tomaram conta da torcida brasileira em Curitiba diante do vexame da seleção brasileira contra a Alemanha, no Mineirão. Os torcedores presentes na Fan Fest, realizada na Pedreira Paulo Leminski, ou nas aglomerações em bairros e bares não conseguiam acreditar na derrota histórica.
"Estou muito triste e decepcionado com esta seleção. Faltou determinação, garra e honra", bradou, indignado, Jean Lins, 18 anos, que se escondeu dentro da camisa após o terceiro gol alemão em um bar na cidade. "É muita tristeza. O time sentiu a saída do Neymar", avaliou Ana Claudia Vilela, 38 anos, flagrada rezando diante do massacre alemão.
Na Fan Fest, houve reforço no policiamento após o quarto gol alemão para conter um princípio de confusão entre alguns torcedores. Mas, antes dos 40 minutos do primeiro tempo, boa parte das 9 mil pessoas que foram acompanhar a partida no evento oficial da Fifa começou a deixar o local. "Até para a segurança dos meus filhos, pois algumas pessoas começaram a se exaltar. Até aceito a derrota, mas nunca imaginei que o Brasil seria goleado assim. É uma decepção", afirmou o metalúrgico Claudio Ribaski, 34 anos.
No segundo tempo, a cada novo gol sofrido, nova leva de torcedores deixava o local, já silenciada pelos alemães. "Ficamos na esperança de ver ao menos um gol, mas acho difícil", contou o estudante Rafael Marques, 26 anos, que deixou a Fan Fest com a namorada, Adriane Cruz, 23, antes do gol de honra brasileiro, marcado por Oscar.
Nos bares, a cada gol alemão diminuía a torcida e a esperança de ver o Brasil na decisão, domingo. A exceção foram os cerca de cem torcedores da Alemanha a maioria descendentes que estavam entre os 700 clientes no Bar do Alemão, ponto tradicional nos jogos da seleção germânica. Porém até eles estavam espantados com o placar. "A gente sabia que a Alemanha era mais time, mas esperava 3 a 0", admitiu Maurício Matsaaeer, 21 anos.
Depredação
Houve quem aproveitou a derrota brasileira para destruir o patrimônio público. A Urbs registrou 15 ocorrências de depredação a ônibus entre o intervalo e o fim da partida de ontem. Três foram tentativas de incêndio, todas contidas por populares. Em duas delas, no bairro Sítio Cercado e em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) houve também roubo. As demais ocorrências foram de apedrejamento.
Aos poucos, a animação deu lugar à tristeza. Em 30 minutos, o Brasil estava derrotado.
Tristeza no Mineirão