O técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta quinta-feira (26) a seleção brasileira para os amistosos de outubro contra Coreia do Sul (no dia 12, em Seul) e Zâmbia (no dia 15, em Pequim). São três novidades: o goleiro Victor, do Atlético-MG, o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, e o volante Lucas Leiva, do Liverpool.
Assim como nas convocações anteriores, Felipão manteve a base da conquista da Copa das Confederações, em junho - 15 dos 23 convocados, mas não deixou de aproveitar a oportunidade de realizar testes.
Para estas partidas, ele não poderá contar com três jogadores considerados titulares: o goleiro Julio Cesar, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Fred, lesionados.
Para o gol, posição em que chamou três jogadores, Felipão voltou a lembrar Jefferson. Desta vez também apostou em Victor, campeão da Libertadores pelo Atlético-MG, convocado pela primeira vez pelo treinador, e Diego Cavalieri, do Fluminense, que havia sido levado para a Copa das Confederações.
Para a vaga aberta na zaga, o treinador convocou Dedé, do Cruzeiro. Na frente, apostou mais uma vez em Alexandre Pato, repetindo o que havia feito nos amistosos com Austrália e Portugal, quando Fred precisou ser cortado e o corintiano foi chamado.
A outra novidade da lista é o volante Lucas Leiva, do Liverpool, jogador de confiança do técnico Mano Menezes até a Copa América da Argentina, em 2011. Recuperado da séria lesão no joelho sofrida no ano passado, ele voltou a atuar normalmente pelo Liverpool. Para chamá-lo, Felipão deixou de fora Fernando, do Shakhtar Donetsk.
A convocação teve as voltas do lateral-direito Daniel Alves e do atacante Hulk, cortados dos amistosos de setembro por estarem contundidos. Agora, ambos estão jogando regularmente por Barcelona e Zenit, seus respectivos times.
Como havia adiantado, Felipão tentou chamar apenas um jogador por clube do país, para não atrapalhar muito a disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil. Mas houve uma exceção: o Atlético-MG, campeão da Libertadores, sem grandes ambições no Nacional e já eliminado do torneio mata-mata, teve convocados o goleiro Victor e o atacante Jô, sob a anuência de Cuca, técnico do time.
Campeã da Copa das Confederações em junho, a seleção brasileira perdeu o seu primeiro amistoso após o título, para a Suíça (1 a 0). Depois conquistou vitórias sobre Austrália (6 a 0) e Portugal (3 a 1). Em outubro, com os dois compromissos na Ásia, dará sequência ao trabalho de preparação para a Copa do Mundo de 2014. A equipe ainda entrará em campo mais duas vezes neste ano, em novembro, mas os adversários não foram anunciados.
Confira a convocação:
Goleiros - Diego Cavalieri (Fluminense), Victor (Atlético-MG) e Jefferson (Botafogo).
Zagueiros - Dedé (Cruzeiro), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Henrique (Palmeiras).
Laterais - Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris Saint-Germain).
Meio-campistas - Lucas Leiva (Liverpool), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Oscar (Chelsea).
Atacantes - Jô (Atlético-MG), Lucas (Paris Saint-Germain), Hulk (Zenit), Bernard (Shakhtar Donetsk), Alexandre Pato (Corinthians) e Neymar (Barcelona).