Mandzukic comemora gol na goleada desta quarta-feira em Manaus: artilheiro marcou duas vezes| Foto: MAST IRHAM/EFE/EPA
O croata Ivan Perisic e o camaronês Song
Torcedor de Camarões na Arena da Amazônia
Torcedores da Croácia antes da partida com Camarões
Chedjou, de Camarões, disputa bola com o croata Sammir
Disputa na área de Camarões
Jogadores da Croácia comemoram o segundo gol na vitória sobre Camarões
O camaronês Ekotto no jogo contra a Croácia: derrota eliminou africanos do Mundial
Chedjou e o croata Sammir disputam bola no jogo em Manaus
Croácia bateu Camarões por 4 a 0 na primeira fase da Copa
O técnico da Croácia, Niko Kovac, comemora o primeiro gol do time contra Camarões

O jogo valia a permanência de uma das equipes na Copa do Mundo e a Croácia não tomou conhecimento de Camarões em campo, goleando por 4 a 0 na Arena da Amazônia pela segunda rodada do grupo A. Os gols foram marcados pelos meias Olic e Perisic e duas vezes pelo atacante Mandzukic, que voltou de suspensão.

CARREGANDO :)

Veja fotos de Croácia x Camarões

A vitória deixou os croatas com três pontos (um a menos que Brasil e México) e na briga pela classificação para as oitavas-de-final. Já os camaroneses se despedem, matematicamente, do Mundial após duas derrotas.

Publicidade

Após o gol do meia Olic, aos 10 minutos do primeiro tempo, a Croácia passou a administrar as ações no meio-de-campo, utilizando as laterais para encontrar o atacante Mandzukic na área. Sem Eto’o em campo, lesionado, Camarões não teve forças para reagir na primeira etapa e ainda viu o experiente volante Song ser expulso após uma cotovelada em Mandzukic.

Na volta do intervalo, o domínio continuou com os croatas, que se aproveitaram dos muitos erros do adversário para entrar e finalizar, com liberdade, na área do goleiro Itandje. Perdido em campo, o time de Volker Finke se limitou a defender e não deu nenhum trabalho para o goleiro Pletikosa.

Na próxima rodada, o time de Niko Kovac briga pela vaga diretamente com o México. As seleções se enfrentam na segunda-feira, (23) às 17 horas, na Arena Pernambuco. No mesmo dia e horário, Camarões enfrenta o Brasil no Mané Garrincha, em Brasília.

O jogoFoi Camarões quem tomou as primeiras iniciativas da partida, especialmente pela direita, com Aboubakar se livrando bem da marcação croata. E quando o time de Volker Finke era melhor em campo, foi o meia Olic que abriu o placar para a Croácia. Aos 10 minutos, ele aproveitou o desvio de Mandzukic e concluiu a gol em um chute dentro da área. Depois do gol, Camarões tentou retomar a vantagem, mas se viu sem opções para sair para o ataque e, quando o fazia, pecava nas finalizações.

O time de Niko Kovac, por sua vez, aproveitou a posse de bola para controlar o jogo no meio, utilizando os espaços nas laterais para achar Olic ou Mandzukic, mas o jogo desacelerou e poucas chances reais de gol foram criadas pelas duas equipes. Aos 39 minutos o volante Song deu uma cotovelada em Mandzukic, em um lance sem a bola, e foi expulso, deixando Camarões em uma situação ainda mais difícil.

Publicidade

Na segunda etapa o meia Perisic aproveitou o erro de reposição do goleiro Itandje aos 2 minutos, entrou na área e chutou por baixo do goleiro camaronês, ampliando o placar. O terceiro gol saiu aos 16 minutos, após uma cobrança de escanteio, quando Mandzukic subiu sozinho e marcou de cabeça.

O gol abalou os camaroneses, que passaram a errar ainda mais nos passes e não conseguiram passar do campo de defesa. Aos 27 minutos a Croácia ampliou o placar quando o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva chutou a gol, o goleiro espalmou e Mandzukic finalizou. Com a vitória garantida, o técnico Kovac fez várias substituições para poupar seu atletas e o jogo voltou a ser cadenciado no meio.

No apito final do juiz, os camaroneses lamentaram a desclassificação e os croatas saíram de campo felizes por ainda brigar por uma vaga nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

CAMARÕES - Itandje; Mbia, Chedjou (Nounkeu), N'Koulou e Assou-Ekotto; Matip, Alex Song e Enoh; Choupo-Moting (Edgard Salli), Aboubakar (Webo) e Moukandjo. Técnico: Volker Finke.

Publicidade

CROÁCIA - Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Modric, Rakitic, Sammir e Perisic (Rebic); Olic (Eduardo da Silva) e Mandzukic. Técnico: Niko Kovac.

GOLS - Olic, aos 11 minutos do primeiro tempo; Perisic, aos 2, e Mandzukic, aos 16 e aos 27 minutos do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO - Eduardo da Silva (Croácia).

CARTÃO VERMELHO - Alex Song (Camarões).ÁRBITRO - Pedro Proença (Fifa/Portugal).

RENDA - Não disponível.

Publicidade

PÚBLICO - 39.982 pessoas.

LOCAL - Arena Amazônia, em Manaus (AM).

Croácia x Camarões