Curiosidades
Irmãos em campo e invasão de torcedor
O jogo entre Alemanha e Gana teve outras particularidades além dos recordes de Klose e Asamoah Gyan. Marcou o segundo confronto em Copas entre os irmãos Boateng, filhos do mesmo pai. Em 2010, Jerome, o alemão, foi o vencedor: 1 a 0. Desta vez, Kevin-Prince, o ganês, saiu mais feliz com o empate. Apesar do parentesco, a dupla ficou sem se falar após uma briga antes do Mundial-2010. O motivo teria sido uma entrada dura de Kevin-Prince no alemão Ballack, em jogo pelo Campeonato Inglês, que desfalcou a seleção europeia na Copa. Só retomaram o contato recentemente. Pelo lado de Gana, os irmãos Jordan Ayew e André Ayew atuaram juntos pela primeira vez num Mundial. A partida também registrou a primeira invasão em campo neste torneio. O fato ocorreu aos 7/2º, quando um torcedor correu em direção ao ganês Muntari. A Fifa cortou a cena e não a mostrou nas imagens transmitidas para todo o mundo.
A Copa do Mundo tem um novo recordista de gols. Ontem, o alemão Miroslav Klose precisou de dois minutos em campo para marcar pela 15ª vez e se igualar a Ronaldo como o maior goleador em Mundiais. O atacante balançou as redes aos 25 minutos do segundo tempo, mostrando faro de artilheiro ao desviar na pequena área um cabeceio que iria para fora. Foi o gol que deu números finais a um ótimo empate entre Alemanha e Gana por 2 a 2, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Grupo G.
O placar foi movimentado em um intervalo de 20 minutos, com os alemães saindo na frente com Mario Götze , levando a virada pelos pés de André Ayew e Gyan e conseguindo depois o empate. As duas equipes tiveram chances de vencer.
Klose, 36 anos, disputa o seu quarto Mundial, mesmo número de participações do Fenômeno, que, em 1994, não chegou a sair do banco na conquista do tetra. "Em Copas, marcar essa quantidade de gols não é fácil. O recorde é muito importante, mas também é importante que nosso time continue forte", comentou o recordista. "São 15 gols em 20 jogos, nada mal, né?", brincou ele. Ronaldo atuou em 19 partidas.
Curiosamente, ambos atingiram suas marcas contra Gana e no país do rival. O brasileiro, então com 29 anos, marcou na Copa da Alemanha em 2006, pelas oitavas de final, superando o recorde do alemão Gerd Müller. "Bem-vindo ao clube #Klose! Imagino a tua felicidade! Que bela copa!", postou o Fenômeno em seu Twitter. O alemão, que é reserva, também se tornou, ao lado de Pelé e de Seeler, o terceiro jogador a balançar as rede em quatro Copas diferentes.
Quem também comemorou o gol de Klose foram os Estados Unidos, que podem garantir a classificação em caso de vitória sobre Portugal, hoje, em Manaus, às 19 horas (de Brasília). Afinal, venceram Gana por 2 a 1 na estreia. Os alemães fizeram 4 a 0 sobre Portugal.
A liderança é da Alemanha, com 4 pontos, contra 3 dos EUA, 1 de Gana e 0 de Portugal. Independentemente dos demais resultados, os alemães avançam se empatarem com os norte-americanos, na próxima quinta-feira, às 13 horas, no Recife. Gana precisa vencer Portugal em Brasília, no mesmo dia e horário, e torcer por uma combinação de resultados.
Além de Klose, outro que também saiu de campo com um marca particular no currículo foi Asamoah Gyan, que anotou o seu quinto gol em Copas e igualou o recorde de Roger Milla, ex-atacante camaronês, como maior artilheiro africano em Mundiais.
O feito alivia a lembrança negativa que o jogador carrega por ter perdido o histórico pênalti que levou o jogo entre Uruguai e Gana, no Mundial de 2010 para a decisão por pênaltis, e na qual os ganeses foram derrotados.
Deixe sua opinião