Faltando apenas a decisão entre Alemanha e Argentina (domingo, 16h, no Maracanã), a Copa do Mundo no Brasil está a um gol de igualar o Mundial com o maior número de gols marcados na história das Copas.
Com a vitória da Holanda sobre o Brasil neste sábado (12) por 3 a 0, pela disputa do terceiro lugar, o número de gols chegou a 170 em 63 partidas. A competição tem apenas um gol a menos do que o Mundial da França, em 1998.
A média de gols marcados por partida na Copa do Brasil também é alta. São 2,7 gols por jogo, o maior número desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994. Na França, a média de gols foi de 2,67 por partida.
Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, as seleções marcaram 145 gols e a média foi de 2,27 por jogo. O Mundial de 2006, na Alemanha, teve 147 gols e média de 2,3. Já em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, 161 gols foram marcados e a media de gols foi de 2,52.
Desde 1998 a Copa do Mundo é disputada por 32 seleções. Em edições anteriores, a competição teve com menos equipes e jogos.
A goleada sofrida pelo Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, na terça-feira (8), pela semifinal, foi a partida com o maior número de gols da competição. O colombiano James Rodríguez é o artilheiro com seis gols.
Em junho, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse estar "impressionado" com a Copa e destacou como qualidades do Mundial o nível técnico e o futebol ofensivo vigente nas partidas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura