FICHA TÉCNICA - Veja como foi Inglaterra 1 x 2 Itália
No forte calor do Amazonas, o goleiro Buffon ficou no banco de reservas (com dores no tornozelo), mas viu a sua Itália derrotar por 2 a 1 a Inglaterra na Arena Amazônia neste sábado (14) pela primeira rodada do grupo D. O meia Marchisio abriu o placar do jogo ao chutar de fora da área e, dois minutos depois, o atacante Sturridge aproveitou o cruzamento pela esquerda para arrematar a gol, empatando a partida. No segundo tempo Balotelli marcou o gol da vitória italiana, de cabeça.
Veja fotos de Itália x Inglaterra
O técnico Roy Hodgson (que reclamou muito de Manaus antes do Mundial começar) apostou em uma Inglaterra fechada quando estava sem a bola e finalizando a gol em todas as oportunidades possíveis. Mas o time não resistiu ao toque de bola italiano no meio de campo, coordenado pelo experiente meia Pirlo, que utilizou principalmente as laterais para achar os atacantes Balotelli e Immobile dentro da área sob o olhar de quase 40 mil pessoas presentes no estádio.
O jogo também foi marcado pela falta de luz em parte do setor de imprensa da Arena Amazônia.
Com o resultado a Itália fica em segundo lugar do grupo D, com três pontos - atrás da Costa Rica no saldo de gols. Já a Inglaterra está na terceira posição, sem pontos. Os ingleses, agora, se preparam para enfrentar o Uruguai na Arena Corinthians na quinta-feira (19) as 16h enquanto o time de Cesare Prandelli pega a Costa Rica as 13h na Arena Pernambuco na próxima sexta-feira (20).
O jogo
O primeiro tempo começou com o atacante Sturridge assustando os italianos aos 3 minutos, ao chutar de fora da área e a bola explodir na rede, mas pelo lado de fora. Mesmo levando mais perigo, foi a Itália que comandou as ações no meio de campo, com a bola sempre passando pelos pés do experiente meia Pirlo, porém o sistema defensivo inglês se fechava sempre que não tinha a bola.
Aos 22 o meia Welbeck quase marcou um bonito gol, ao chutar a bola por debaixo das pernas do zagueiro Paletta e entrar na área para finalizar, mas impedido em cima da hora pelo outro zagueiro italiano, Barzagli. E, quando a Inglaterra era melhor em campo, foi a Itália quem abriu o placar: aos 34 o meia Candreva cobrou escanteio por baixo, Pirlo fez o corta luz e o meia Marchisio chutou de longe, sem chances para o goleiro Hart.
A alegria dos italianos não durou muito, pois dois minutos depois o meia-atacante Rooney arrancou em velocidade e cruzou pela esquerda para Sturridge, que finalizou de primeira. Nos minutos finais do primeiro tempo o atacante Balotelli (que pouco participou) quase fez um belo gol ao encobrir o goleiro inglês, mas o zagueiro Jagielka conseguiu afasta a bola de cabeça quase em cima da linha.
Na segunda etapa Balotelli mostrou aos 4' porque é o principal atacante da Itália e, depois do cruzamento de Candreva, subiu mais que todos e cabeceou para baixo, enganando o goleiro inglês e ampliando o placar para a Azzurra. O gol fez com que os ingleses passassem a se arriscar, ainda mais, no ataque, mas a pontaria não estava boa: Rooney perdeu a chance de empatar novamente a partida quando, sozinho dentro da área, chutou a bola para fora.
O técnico Roy Hodgson fez mudanças para deixar seu time ainda mais ofensivo, mas Cesare Prandelli respondeu fechando a sua equipe e substituindo Balotelli por Immobile (artilheiro do campeonato italiano). O calor começou a fazer efeito e, com o passar dos minutos, o jogo ficou lento, com os italianos fechados e tocando a bola com paciência. No fim de jogo, Pirlo quase marcou um belo gol de falta, mas a bola bateu no travessão e saiu. Quando o juiz apitou o fim da partida, a Itália comemorou sua primeira vitória na Copa do Mundo.
Inglaterra x Itália
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião