Dezenas de japoneses, turistas e jornalistas ficaram sem entender nada ao serem surpreendidos por uma manifestação, em frente ao estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, onde o Japão fará neste domingo (8) um treino aberto.
O bordão "da Copa, da Copa, da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para a saúde e educação", entoado de megafones, podia ser ouvido do interior do estádio.
Policiais militares, alguns a cavalo, protegiam a entrada do estádio, de onde os japoneses acompanhavam o protesto que reuniu pouco mais de vinte manifestantes.
Eles não entendiam o que era aquela movimentação. Muitos deles pouco arranhavam o inglês, criando dificuldade para a comunicação. Um funcionário do consulado japonês, já informado sobre o que ocorria, observava cuidadosamente a situação.
As faixas questionavam: "Bilhões para a Copa! E a saúde? E o transporte? Fifa Go Home [Fifa, Vá para Casa]". Uma outra faixa, de um manifestante mais cuidadoso, explicava em português: "Nada contra a seleção do Japão, queremos mais dinheiro para a educação".
"Aproveitamos a presença da mídia internacional para protestar contra a Copa", explicou Jean Marcelo, 21, estudante, que participava do protesto.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares