Em um jogo brigado e muito intenso, a Bélgica teve dificuldades mas conseguiu a classificação as quartas de final da Copa do Mundo, na prorrogação, na tarde desta terça feira (1º), em Salvador. Contando com a grande atuação do atacante Lukaku na prorrogação, os belgas marcaram 2 a 1 e despacharam a seleção americana de volta para casa.
Veja fotos de Bélgica x Estados Unidos
Graças ao goleiro americano Tim Howard, os Estados Unidos seguraram os Diabos Vermelhos durante todo o tempo regulamentar e foram sofrer o gol que abriu o placar para a Bélgica somente aos 2 minutos da 1ª etapa da prorrogação, em grande jogada de Lukaku, que entrou antes do começo da prorrogação.
Após o gol, os americanos se lançaram ao ataque em busca do empate mas esbarraram nas limitações técnicas da equipe. A Bélgica ainda marcou mais um, com Lukaku, aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Os Estados Unidos diminuíram o placar com Green, mas não tiveram forças para buscar o empate. Agora, a Bélgica joga as quartas de final em Brasília, contra a Argentina, no dia 5 de julho.
O jogo
O primeiro tempo foi movimentado. Mostrando não se intimidar, os Estados Unidos não ficaram retraídos desde o início como era esperado. Ao invés disso, propuseram o jogo e mostraram estar dispostos a enfrentar a Bélgica. Muito por conta da postura americana, o jogo foi aberto e bem disputado na primeira etapa.
A Bélgica, com jogadores rápidos e habilidosos do meio para a frente, aproveitava os espaços da equipe americana para criar chances de abrir o placar. Mas o primeiro gol do jogo não saiu na primeira etapa por conta das boas defesas dos goleiros. Enquanto Howard trabalhou bastante no inicio do jogo, Courtois salvou a Bélgica, ao menos em duas oportunidades, no final da etapa.
No segundo tempo, o jogo mudou de figura. Colocando pressão na marcação e velocidade nos lances de ataque, a Bélgica encurralou os Estados Unidos. Sem demonstrar força ofensiva, os americanos passaram os 45 minutos finais se defendendo e tentando encaixar uma bola no ataque.
O goleiro Howard foi a figura do jogo no tempo normal. Com a pressão belga na etapa complementar, o ataque europeu passou a bombardear o gol americano e o goleiro passou a fechar o gol dos Estados Unidos. Em ao menos três oportunidades o arqueiro americano fez defesas cara a cara com o atacante e evitou a abertura do placar em Salvador.
Com o atacante Lukaku no lugar de Origi, a prorrogação começou a toda velocidade para a Bélgica. Já aos dois minutos, o atacante ganhou na velocidade de Besler e cruzou para De Bruyne, que girou sobre González e mandou para as redes. Com o gol, os Estados Unidos se lançaram com tudo para cima em busca do empate, mas acabaram levando o segundo gol em contra ataque. Lukaku recebeu de De Bruyne na frente e mandou na saída de Howard para ampliar o placar.
Ao invés de trazer tranquilidade ao time belga, o segundo gol acendeu os americanos. Com o jovem atacante Green no lugar de Bedoya, o time americano ganhou fôlego na frente e chegou a diminuir o placar, a 1 minuto do segundo tempo da prorrogação. E quase veio o empate na sequência, em cobrança de falta ensaiada, Dempsey perdeu o empate cara a cara com Courtois. A etapa complementar da prorrogação foi Estados unidos no ataque e Bélgica encolhida, se defendendo, para garantir o resultado e avançar de fase.
BÉLGICACourtois; Alderweireld, Van Buyten, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini, Mertens (Mirallas), De Bruyne e Hazard (Chadli); Origi (Lukaku). T.: Marc Wilmots
EUAHoward; F. Johnson (Yeolin), Besler, González e Beasley; Cameron, Bradley, J. Jones, Bedoya (Julian Green) e Zusi (Wondolowski); Dempsey. T.: Jürgen Klinsmann
Estádio: Fonte Nova, em SalvadorÁrbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)Gols: De Bruyne, aos 3 min, e Lukaku, aos 15 min do 1º tempo da prorrogação; Julian Green, aos 2 min do 2º tempo da prorrogaçãoCartões amarelos: Kompany (B) e Cameron (E)
Confira imagens da partida entre Bélgica e Estados Unidos
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos