• Carregando...
Veja no infográfico informações e a tabela das Eliminatórias |
Veja no infográfico informações e a tabela das Eliminatórias| Foto:

O mês de junho marca o reinício das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Exceto para os asiáticos, será a primeira rodada de 2012. A briga está mais quente na América do Sul, único dos continentes em que uma nova fase não será iniciada, pois pelo menos três confrontos diretos podem alterar a equilibrada classificação.

O ano passado acabou com Argentina, Uruguai e Venezuela na ponta com sete pontos – os uruguaios com um jogo a menos. Os dois últimos se enfrentam no dia 2 de junho, em Montevidéu. Do outro lado do Rio da Prata, em Buenos Aires, a Argentina recebe no mesmo dia o Equador, que vem apenas um ponto abaixo, na quarta posição, ao lado do Chile – os equatorianos também têm um jogo a menos.

Além do jogo contra o Uruguai, a Vinotinto, surpresa até o momento, tem outra prova de fogo na rodada dupla de junho. No dia 9 receberá justamente o Chile, em Puerto La Cruz. Duas vitórias podem colocar os venezuelanos perto da inédita vaga em uma Copa do Mundo.

Dos continentes que darão o pontapé inicial de uma nova fase, a Ásia é a que está em um estágio mais decisivo. O mês prevê três rodadas da quarta etapa, que classifica para a Copa os dois primeiros das duas chaves de cinco seleções e aponta os dois terceiros que se enfrentarão pelo direito de jogar a repescagem contra o quinto sul-americano.

Dois jogos se destacam, ambos na terceira rodada, dia 12. Pelo grupo A, a Coreia do Sul receberá o surpreendente Líbano, em Goyang. No B, Austrália e Japão, que viraram participantes habituais de Mundiais, duelam em Brisbane.

A África, continente mais imprevisível, tem as duas primeiras rodadas da penúltima fase. Os campeões de cada um dos dez grupos irão para o mata-mata final, valendo cinco vagas para o Brasil. Três jogos, todos na segunda rodada, dia 9, chamam a atenção pela tradição das equipes. Pelo grupo C, Marrocos e Costa do Marfim duelam em Marrakech. Em Ndola, na Zâmbia, a campeã africana enfrenta Gana. Para completar, a ascendente Mali receberá a Argélia, presente na última Copa – o jogo ainda não tem local definido.

A Concacaf, confederação que engloba os países da América do Norte, Central e Caribe, terá as duas primeiras rodadas da penúltima fase. São três chaves com quatro equipes, nos quais se classificam os dois primeiros para o hexagonal final. No grupo A, o duelo entre a emergente Guatemala e os favoritos Estados Unidos pela segunda rodada, dia 12, é a principal atração. No B, El Salvador deve ser o fiel da balança na largada, pois viaja para enfrentar a Costa Rica no dia 8 e recebe o favorito México no dia 12. No C, o duelo entre Honduras – que esteve na última Copa – e Panamá, dia 8, merece ser olhado com atenção.

O continente que avançará mais no mês é a Oceania. Dona de apenas uma vaga na repescagem – para enfrentar o quarto da Concacaf –, a região terá definidos os quatro participantes na fase final durante a Copa das Nações da OFC, e de quebra o país que participará da Copa das Confederações de 2013. A Nova Zelândia é favorita do torneio que será disputado entre os dias 1.º e 10 de junho no acanhado estádio Tawson Lama, em Honiara, nas Ilhas Salomão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]