Se a tabela da Copa 2014 não foi das mais generosas com Curitiba, a capital paranaense pode ao menos se vangloriar de ser a casa brasileira de uma grande potência do futebol. Ninguém menos do que a atual campeã Espanha, time de Xavi, Iniesta, Puyol, Casillas e cia, ficará hospedada no CT do Caju, o quartel-general do Atlético. Por enquanto, Curitiba é a única cidade do Sul do país confirmada como sede de uma seleção.
A estrutura do centro de treinamento rubro-negro aliado ao clima mais ameno da cidade pesaram a favor da capital paranaense. Como há um hotel dentro do CT, os espanhóis pouparão deslocamentos, sem contar a privacidade para se trabalhar. Além disso, a programação prevê o confronto contra a Austrália, pela primeira fase do torneio da Fifa, justamente para a Arena da Baixada, no dia 23 de junho.
Além de La Roja, outras 24 seleções já escolheram onde farão a última preparação antes dos jogos. Grécia, Colômbia, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana e Coreia do Sul seguem em busca do "lugar ideal". A Fifa estipulou a data de 31 de janeiro como prazo final para os países definirem seus QGs.
Indefinição que pode beneficiar o Paraná. Os coreanos já fizeram duas visitas a Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A última, há cerca de 15 dias. "Eles visitaram várias hotéis, mas também estão vendo outras cidades e ficaram de dar uma resposta. A bola está com eles", resumiu o secretário de Turismo de Foz, Jaime Nascimento. Mesmo sem saber se o martelo será batido, a prefeitura de Foz está reformando o campo da Associação Flamengo para que sirva de local de treinamento.
Do quadro geral das seleções que já se definiram, 21 optaram pela Região Sudeste. Deste grupo, 12 ficarão no estado de São Paulo, três em Minas Gerais, duas no Espírito Santo e quatro no Rio de Janeiro. As exceções, além da Espanha, são a Alemanha, a Suíça e a Croácia, que optaram pelo calor da Bahia (veja acima o mapa com as localizações das 25 seleções).
Entre os times considerados favoritos ao título da competição, o Brasil se hospedará na tradicional Granja Comary, em Teresópolis-RJ. Já a arquirrival Argentina treinará na Cidade do Galo, em Belo Horizonte. Das potências europeias, a Inglaterra usará o Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro, mesma cidade da atual vice-campeã Holanda, que fará os seus treinamentos na sede do Flamengo, na Gávea. No mesmo estado, mas em Mangaratiba, estará a Itália, no resort Portobello.
O caso mais curioso é o da Alemanha. Mesmo com 84 opções fornecidas pela Fifa, o país decidiu erguer seu próprio centro de treinamento no país, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Após o Mundial o local, chamado provisoriamente de "Campo Bahia", será vendido.