Turistas e profissionais envolvidos com a Copa do Mundo que optem por fugir do circuito dos hotéis vão procurar imóveis para alugar durante a Copa do Mundo de 2014, especialmente próximos ao estádio ou ao centro de treinamento de alguma seleção. Proprietários que pretendem fazer negócio no período as quatro partidas em Curitiba ocorrerão entre os dias 16 e 26 de julho já podem começar o planejamento. Mas precisam tomar alguns cuidados importantes.
O segundo vice-presidente administrativo do Secovi-PR (Sindicato das Habitações e Condomínios do Paraná), Paulo Celles, sugere algumas precauções. "Se possível, tentar investigar a origem dos interessados e fazer uma negociação segura, com depósito antecipado como garantia de eventuais prejuízos. Após o período, se não tiver nenhum incidente, o depósito é devolvido. No caso dos turistas estrangeiros, é uma boa ideia reter o passaporte", diz o especialista.
A região central da cidade e bairros próximos à Arena da Baixada devem ter maior procura para locação. "O público que se interessa por esses imóveis deve optar por utilizar transporte coletivo. Assim, as regiões próximas da Arena, como Água Verde e Portão, devem ser as mais procuradas, juntamente com locais que ofereçam fácil acesso de transporte para o estádio", acrescenta Celles.
A região da CIC também pode se tornar um alvo, especialmente para profissionais de imprensa. Isso porque o Clube Bosch, localizado no bairro, é o único local em Curitiba indicado como possível centro de treinamento de algum país as estruturas de Atlético, Coritiba, Paraná e Corinthians Paranaense entraram em outra categoria, a de campos oficiais de treinamento, que serão utilizados nas vésperas das partidas.
Um fator que pode atrapalhar a locação é o curto período de jogos na capital paranaense, pois normalmente os contratos têm duração mínima de 30 dias. Segundo Celles, isso deve favorecer o aluguel de cômodos e o esquema de intercâmbio. Os brasileiros que já estiveram hospedados com famílias estrangeiras e os que desejam futuramente sair do país devem receber turistas interessados na Copa do Mundo.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast