Serviço
Fifa Fan Fest
Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970), (41) 3354-4482. Nos dias de jogos da Copa do Mundo. Entrada gratuita. Sujeito à lotação. Menores de 16 não entram sem um responsável. Mais informações em guia.gazetadopovo.com.br.
Programe-se
Além de Dudu Nobre, atrações desta quinta-feira na Pedreira incluem hip-hop e show de rock:
12h Abertura dos portões
12h15 Brainstorm Dance Company
14h Show de hip-hop
16h Show da banda Radiophonics
17h Transmissão de jogo Brasil x Croácia
19h05 Show de Dudu Nobre
20h35 Discotecagem
21h Fechamento dos portões
Dinheiro
Gastos com Fan Fest não comprometeram orçamento, diz FCC
Rafael Rodrigues Costa
O valor de R$ 3,57 milhões pago pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) à empresa vencedora da licitação para a montagem e operação da Fan Fest veio de recursos adicionados ao orçamento da pasta especificamente para a Copa do Mundo, e não comprometeu outras atividades, de acordo com a entidade. O montante destinado ao evento, originalmente de R$ 6,772 milhões, foi definido pela Lei Orçamentária Anual de 2014.
De acordo com o Manual de Evento da Fan Fest, as prefeituras ficaram responsáveis por arcar com a estrutura do local da festa, enquanto caberia à Fifa tarefas como a montagem do palco e telões. A TV Globo/RPC TV ficou responsável pela divulgação e a gestão da programação, o que inclui a escolha dos artistas e o pagamento dos cachês.
Dudu Nobre é a principal atração de hoje na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, durante a Fifa Fan Fest, evento realizado em todas as cidades-sede de jogos da Copa do Mundo. A previsão é de que o cantor se apresente logo depois da transmissão da partida entre Brasil e Croácia, por volta das 19 horas.
INFOGRÁFICO: Veja a localização da Fan Fest
O artista carioca, afilhado de Zeca Pagodinho, também faz shows nos festejos do mundial no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Por aqui, outras atrações nacionais agendadas são Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (5 de julho) e Raça Negra (13 de julho, na final da Copa).
Inicialmente, a programação privilegiaria outras bandas conhecidas no circuito nacional, como Pato Fu e Zezé Di Camargo & Luciano. No entanto, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que promove o evento com a Fifa e a Rede Globo (representada no Paraná pela RPC TV), optou por reduzir o número dos grandes shows para dar espaço para as bandas locais. "Assim, temos uma vitrine para divulgação do trabalho artístico local", salienta Marcos Cordiolli, presidente da entidade.
Variedade
A folia marcada para hoje tem também os músicos curitibanos da Radiophonics, liderada por Rodrigo Castellani, um dos destaques da última edição do The Voice Brasil, no ano passado. "Vamos fazer um show bem autoral, aproveitando o espaço que recebemos. É uma grande honra tocar na Pedreira, palco de vários shows historicamente importantes para a cidade", afirma Ronan Rommel, baixista da banda. Eles se apresentam antes do jogo, às 16 horas. A programação também tem shows de hip-hop, dança e discotecagem.
Nas próximas semanas, passam pelo palco da Fifa Fan Fest os curitibanos do Grupo Molungo, Viola Quebrada, Confraria da Costa, Estrela Leminski, entre outros. Ao todo, cerca de 70 atrações musicais, teatrais e folclóricas foram agendadas para os 24 dias do evento.
"Quisemos mostrar um pouco do melhor de Curitiba, uma cidade com produções ecléticas, que vão do reggae ao rock", explica Igor Cordeiro, superintendente da FCC e um dos responsáveis pela organização da festa. "Durante a Copa, a Pedreira será uma esfera de democracia cultural."
Um exemplo dessa pluralidade apontada por Cordeiro pode ser visto na programação de amanhã, que inclui apresentações de um grupo de folclore espanhol e o MPB da banda Regra 4 entre as partidas de México x Camarões e Espanha x Holanda.
Programe-se
A entrada para a Fifa Fan Fest é gratuita, mas é preciso retirar pulseiras de acesso nos dias das atrações, entre às 9 horas e às 19 horas, no Memorial de Curitiba e na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa. Cada pessoa pode retirar até três pulseiras e os passes têm validade de um dia. A organização recomenda que o público não vá de carro, pois neste primeiro dia não haverá estacionamento nas proximidades. A capacidade da Pedreira para os shows nacionais é de 15 mil pessoas nos demais dias, receberá apenas 2 mil visitantes.
Deixe sua opinião