Técnicos da Fifa estiveram na Arena da Baixada nesta quarta-feira na penúltima visita antes da Copa| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

O secretário municipal para Assuntos da Copa, Reginaldo Cordeiro, garantiu na manhã desta quarta-feira, na visita da delegação técnica da Fifa à Arena da Baixada, que o embargo da Justiça do Trabalho, que paralisou as obras da Arena da Baixada por seis dias, não vai se refletir nos prazos de entrega do estádio. O Atlético retomou as obras terça-feira, mas tem o prazo de até quinta para cumprir todos os ajustes referentes à segurança dos operários exigidas pela Justiça sob o risco de novo embargo. Os técnicos da Fifa estiveram em Curitiba para a vistoria semestral de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

CARREGANDO :)

Segundo o secretário, quando uma obra deste porte é paralisada, as equipes levam, em média, dez dias para retornar ao ritmo normal de trabalho. "Mas a promessa da CAP S/A [empresa criada pelo Atlético para gerenciar a obra] é de que sejam retomada estas frentes e com a garantia de segurança tenhamos prazo para concluir a obra até 31 de dezembro", disse Cordeiro, referindo-se à data estipulada pela Fifa para a conclusão do estádio atleticano.

Apesar da preocupação, Cordeiro manteve a data para o primeiro jogo-teste na Arena. Dia 26 de janeiro, com um público de 10 mil pessoas apenas, a Baixada receberá uma partida entre os operários que trabalharam nas obras. A inauguração oficial será no dia 24 de março, data de aniversário do Atlético. "A estrutura metálica tem a previsão de concluir no final do mês de outubro para que a gente possa tirar os guindastes do campo de jogo para iniciar o plantio da grama", disse.

Publicidade

No entanto, o secretário admitiu que alguns detalhes de acabamento serão concluídos somente em 2014. "Os acabamentos que forem necessários não impedem a conclusão da obra. Uma sinalização, uma pintura, uma questão de iluminação interna. Isso é previsto", disse.

A comitiva técnica da Fifa retorna em março na Arena para as últimas avaliações. "Até que se entregue o estádio fechado para a Fifa, em maio, teremos, com certeza, algumas adequações necessárias", concluiu.