O Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 2014, com início em 19 de abril, terá uma largada com mando de campo enfraquecido. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela detalhada até a paralisação da disputa para a Copa do Mundo. Das 90 partidas no período, 39 aparecem com estádio "a definir".
INFOGRÁFICO: 13 times brasileiros ficarão sem teto a partir da 5ª rodada do Brasileirão
A incerteza que relativiza o poder de fogo das equipes, que terão de atuar fora de seus domínios, tem dois motivos. Em 11 jogos, a razão é a perda do direito de jogar em casa por punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nos outros 28, a falta de indicação da praça esportiva é o comprometimento com o Mundial.
Os clubes que estarão desalojados por punição são o Atlético (5 confrontos), Goiás (2), Figueirense (2), Cruzeiro (1) e Atlético-MG (1). O Rubro-Negro precisará ainda encarar quatro duelos com portões fechados há a chance de ser na Arena, mas vai depender de uma decisão da CBF.
Em se tratando da Copa, somente Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Goiás, São Paulo e Sport não terão seus estádios presos à Fifa. Ou seja, a Copa atingirá 13 times ao todo (o Furacão fica de fora da conta pois acabou prejudicado pelas punições). E a temporada de "aluguel" iniciará bem antes de a bola rolar para Brasil e Croácia, dia 12 de junho, na abertura do Mundial. Isso porque os campos requisitados começam a ser entregues à Fifa já na quinta partida do Nacional, no dia 17 de maio. São 50 jogos no período com 28 realocações, o que representa 56%.
A regra envolve não apenas as arenas que serão sedes de jogos do evento, mas também os campos de treinamento das seleções e os estádios que receberão treinos de véspera, como é o caso do Couto Pereira, do Coritiba.
O Coxa, por exemplo, ainda não sabe onde receberá o Internacional (6.ª rodada) e o Goiás (9.ª). "Não é de hoje que sabíamos dessa situação. Ainda não temos nada definido", confirmou o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Thomaz de Aquino. A única alternativa em Curitiba é a Vila Capanema. Caso não chegue a um acordo com o Paraná, terá de sair da capital.
Pouca visibilidade
O Coritiba, o Criciúma e o Vitória são os três que não terão jogos transmitidos pela televisão aberta nas primeiras nove rodadas. Fato lamentado no Coxa. "Não acredito que tenha sido algo intencional e haverá compensações", analisou Aquino. O Atlético, por outro lado, terá as partidas contra Corinthians e São Paulo na televisão.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião