No terceiro dia de jogo da Copa do Mundo, na Arena da Baixada, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) registrou cinco ocorrências.

CARREGANDO :)

Na mais grave, dois torcedores, um brasileiro e outro espanhol, foram retirados da arquibancada após protagonizarem uma briga no final do primeiro tempo da partida entre Austrália e Espanha. Encaminhados ao Juizado do Torcedor, instalado dentro do estádio, os torcedores não se acusaram formalmente, na esperança de voltar para o jogo, mas não conseguiram.

Em outra situação, um torcedor com a camisa do Atlético Paranaense foi acusado de tumultuar nas arquibancadas. Neste caso, o Juizado aplicou uma multa de R$ 600 – que foi paga na hora – e proibiu o torcedor de frequentar qualquer estádio durante a Copa do Mundo e a Arena da Baixada até o mês de setembro. Quando o Atlético Paranaense jogar em Curitiba, o torcedor deve comparecer ao Batalhão da Polícia Militar com duas horas de antecedência.

Publicidade

Um australiano, que também provocou tumulto durante a partida, agrediu um segurança e foi obrigado a pagar uma multa de R$ 724. Ele também está proibido de entrar em estádios brasileiros durante o mundial. Em ambos os casos, o dinheiro foi depositado na conta da Provopar, entidade do governo do estado que atende as vítimas da enchente que devastou algumas cidades do Paraná nas últimas semanas.

De acordo com a promotora Cristina Corso Ruaro, o jogo foi relativamente tranquilo. No entanto, ela aponta ingestão de bebida alcoólica como o grande motivador de problemas. "Em todos os casos os torcedores tinham bebido", afirma.