![Confira as curiosidades da Costa do Marfim no almanaque |](https://media.gazetadopovo.com.br/2014/03/98acb75a539fd7bc838dd56ec5218b2b-gpLarge.jpg)
A musa
Valérie Ka
Uma das principais modelos africanas, a marfinense vem de uma família de manequins sua mãe e tia também trabalharam no ramo. Atualmente, vive em Paris, mas faz campanhas e desfiles em todo o mundo.
Um prato
Kedjenou
O prato à base de frango, vegetais e especiarias é cozido lentamente em um tradicional pote de barro. Uma peculiaridade é que o processo acontece com pouco ou nenhum líquido. O resultado é a carne saborosa e macia.
Um filme
Run, de Philippe Lacôte
É o primeiro filme de ficção a tratar da guerra civil de uma década na Costa do Marfim, que deixou mais de três mil mortos. O longa-metragem vai fundo ao mostrar a origem dos conflitos.
Uma música
Costa do Marfim, Jorge Ben Jor
O ídolo da MPB homenageia o país africano na canção. "Ela veio da costa do Marfim/Trazendo um presente pra mim/Ela quer fazer minha cabeça, ela quer fazer/Ela diz que gosta de mim".
Um livro
Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet
A série, voltada para o público adolescente, conta a história de Aya, uma garota de 19 anos que vive com sua extensa família na Costa do Marfim. Diferente da maioria, ela persegue o sonho de ter sucesso no futuro cursando uma universidade.
Torcedor
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2014/03/f526fcd2a05b582b91055e69b1bbd039-gpMedium.jpg)
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião