Um amistoso da seleção brasileira e outro do Atlético contra uma equipe estrangeira. Repetir a dobradinha da inauguração da Arena da Baixada é o plano para a reinauguração oficial do estádio, prevista para março de 2014.
Ontem, o secretário municipal de Copa, Reginaldo Cordeiro, esteve na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para verificar a possibilidade de a seleção brasileira fazer uma das partidas. Não encontrou o presidente da entidade, José Maria Marín, mas combinou de agendar uma reunião com a presença do prefeito Gustavo Fruet, para logo depois da visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a Curitiba. Nesse encontro será formalizada a intenção de receber a seleção.
Para atrair o time de Luiz Felipe Scolari, porém, Curitiba terá de vencer uma concorrência pesada. A data Fifa de 5 de março é a única antes da convocação para a Copa do Mundo. Não haverá outra oportunidade de reunir os jogadores sem ter de driblar restrições impostas pelos clubes na data oficial, a liberação é obrigatória. Além disso, Cuiabá e Porto Alegre contam com a hipótese de inaugurar seus estádios no mesmo período com a seleção brasileira.
Outra possibilidade é trazer duas seleções estrangeiras. Esse plano já está sendo trabalhado pela AEG, parceira do Atlético na gestão da Arena. A empresa administra o Centro de Treinamento de todas as equipes nacionais de futebol dos Estados Unidos, o que tornaria os ianques potenciais participantes da partida inaugural. A Federação Norte-Americana também já esteve no CT do Caju, seu possível local de treinamento para a Copa do Mundo. Antes, o time precisa confirmar a vaga nas Eliminatórias da Concacaf, da qual é líder com quatro rodadas ainda pela frente.
Também no caso dos Estados Unidos ou de outra equipe, seria necessário usar a data Fifa de 5 de março. Viável, mas distante do dia 26 de março, aniversário do Atlético, para quando é imaginado um dos jogos da inauguração. Seria um amistoso do Furacão contra um clube estrangeiro, algo também conduzido pela AEG.
Em 1999, os dois jogos inaugurais da Arena tiveram apenas dois dias de intervalo. No dia 24 de junho, o Atlético bateu o Cerro Porteño, por 2 a 1 Lucas e Vanin marcaram para o Furacão; Gauchinho para os paraguaios. No dia 26, vitória brasileira sobre a Letônia, por 3 a 0, com gols de Alex, Roberto Carlos e Ronaldo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura