Diplomacia
Jérôme Valcke troca chute no traseiro por elogios ao Brasil
Diferentemente das cobranças antigas, quando chegou até a dizer que o Brasil precisava de "um chute no traseiro", Jérôme Valcke desta vez fez elogios aos preparativos do país para a Copa. "As coisas estão em tempo porque todo mundo trabalhou mais, o governo, as cidades, os organizadores. Nós trabalhamos com mais afinco e estamos mais preparados para o evento", disse. Ele, porém, se recusou a responder se o Brasil ainda precisava de um "chute no traseiro". "Não, não posso nem responder a essa pergunta. É não, mas ponto final."
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou ontem que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 será realizado na Bahia. Ainda será definido o local específico para o evento, provavelmente na Costa do Sauípe, que ocorrerá em dezembro de 2013. Valcke participa de uma missão ao Brasil que visitou Natal, Recife e Brasília.
"O sorteio final vai ter lugar na Bahia. Vão ter mais informações sobre o sorteio final, mas será na Bahia", disse o secretário-geral. Ele afirmou que a Fifa e o governo brasileiro vão negociar com as cidades-sede lacunas que ficaram com a aprovação da Lei Geral da Copa.
Leis estaduais e municipais que proíbem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e que garantem ingressos com descontos e gratuidades para estudantes e outros grupos terão de ser alteradas para atender a exigências da entidade. Valcke afirmou que algumas coisas na Lei Geral "não atenderam às expectativas", mas que o problema "não é o fim do mundo".
"Nós temos de negociar com cada uma das cidades-sede, o que iremos fazer. Não é o fim do mundo. Faremos esse trabalho com calma, com cada uma das sedes", disse Valcke, destacando não haver "conflito" com o governo brasileiro.
Valcke encerrou nesta quinta-feira uma visita de três dias ao Brasil. Nesta passagem, o secretário-geral fez vistorias às obras dos estádios de Recife, Natal e Brasília, onde se encontrou com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O foco da viagem recaiu sobre a capital brasileira e a cidade pernambucana, que receberão jogos da Copa das Confederações, em 2013. No caso do Recife, a cidade ainda depende de aprovação até novembro deste ano.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião