• Carregando...

Ricardo Teixeira

A Polícia Federal do Rio vai intimar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e seu irmão, Guilherme Teixeira, a depor na sede da PF para que expliquem questões relacionadas à suposta evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Um país, várias Copas. Depois de elaborar 57 versões de calendário nos últimos meses, a Con­­federação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente chegou a um programa de jogos do Mundial de 2014. O plano prevê a divisão do Brasil em áreas, horários diferentes para partidas – dependendo das zonas climáticas – e a tentativa de agrupar seleções em regiões específicas.

Amanhã, a Fifa vai finalmente divulgar os grupos da Copa e o calendário completo dos jogos, incluindo as cidades em que eles vão acontecer. Segundo a CBF, todas as decisões já foram praticamente fechadas. A Fifa, porém, mantém os detalhes em sigilo para evitar esvaziar o evento que acontece em Zurique, na Suíça.

O Brasil insistiu em ter jogos em 12 cidades, número considerado exagerado até mesmo pela Fifa. A organização considerava que o número de sedes poderia ser inferior, o que ajudaria a concentrar o trabalho. Mas questões políticas fizeram a Copa se espalhar pelo país. Agora, o trabalho é para adequar um calendário esportivo a essa realidade.

A ideia da Fifa é a dividir o Brasil em áreas. Um dos motivos é o problema de transporte e aeroportos no país, considerados pela organização obstáculos para o deslocamento dos torcedores. As seleções ficarão concentradas em determinadas regiões, para evitar que milhares de torcedores tenham de se deslocar, por exemplo, de Porto Alegre a Manaus em poucos dias. "Os torcedores precisam chegar aos jogos", disse um funcionário da Fifa. Para definir as zonas, os critérios foram a distância entre as sedes, a temperatura e o fuso horário.

Outro obstáculo criado pela dimensão do Brasil é o clima. Três horários serão estabelecidos para os jogos. Nas cidades do Sul, como Porto Alegre e Curitiba, e até mesmo em São Paulo, o esforço da Fifa será o de ter partidas apenas durante o dia. O objetivo é o de evitar as noites geladas do inverno. A decisão foi tomada depois que seleções e torcedores se queixaram do frio que passaram em alguns estádios da África do Sul em 2010. No Norte e Nor­­deste, o calendário prevê jogos apenas durante a noite, justamente para evitar o calor de cidades como Fortaleza, Recife, Cuiabá ou Manaus.

A previsão é que amanhã também termine a polêmica em torno do jogo de abertura do Mundial. Apesar de Brasília, Belo Horizonte e Salvador ainda se considerarem na briga, tudo leva a crer que o pontapé inicial do torneio, com a seleção brasileira em campo, será mesmo em São Paulo, no Itaquerão, o novo estádio do Corinthians. A final será no Maracanã, no Rio de Janeiro. Ainda é provável que o Brasil atue em Brasília e Fortaleza na primeira fase da competição.

Os locais das outras partidas já foram marcados, mas os times não serão conhecidos porque isso de­­­­­­pende da fase de classificação, já que nenhuma vaga foi definida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]