• Carregando...
 |
| Foto:

Orçamento

Governo estadual não entregou nenhuma obra

O governo estadual não entregou nenhuma das obras previstas inicialmente para a Copa do Mundo em Curitiba. O Corredor Metropolitano – 79 quilômetros de vias que integrariam a Região Metropolitana de Curitiba – foi inclusive retirado da Matriz de Responsabilidades. O motivo seria o estouro do orçamento após as revisões do projeto.

Entre as obras que permaneceram na Matriz, o estado não entregou a requalificação do Corredor Marechal Floriano, o Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, as Vias de Integração Radial Metropolitana e o Sistema Integrado de Movimento Metropolitano – SIMM.

Quando a Comissão do TC visitou as ruas que compõem as Vias de Integração, somente a Rua da Pedreira tinha condições de ser concluída até o início da Copa. No Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, segundo o relatório do órgão, havia sérias restrições de uso. A reportagem tentou contato com um porta-voz da administração estadual, mas, em razão do expediente reduzido no funcionalismo pelo jogo da Copa, ninguém atendeu ao telefone.

O relatório divulgado ontem pela Comissão de Fiscalização da Copa do Mundo 2014 do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) mostra que o legado da Copa está comprometido. De acordo com o documento, parte das intervenções previstas para a cidade não foram feitas. Em termos financeiros, isso significa que R$ 173,3 milhões, de um total R$ 618 milhões, deixaram de ser executados.

INFOGRÁFICO: Veja as obras de mobilidade que não foram entregues pelo governo estadual

Apesar de o relatório do TC ter sido divulgado ontem, as vistorias da Comissão foram feitas ainda entre 20 e 29 de maio. Nas últimas duas semanas, contudo, três obras de responsabilidade do município foram finalizadas. No dia 31 de maio, a prefeitura entregou um trecho da Linha Verde Sul, entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Isaac Ferreira da Cruz, no Pinheirinho.

No início deste mês, foram entregues as obras de revitalização da Rodoferroviária e as da Avenida das Torres – trecho de 15 quilômetros que vai do Rebouças à divisa de José dos Pinhais. Na Rodoferroviária ainda existem pendências, como os elevadores dos blocos estaduais, mas o prefeitura garante que o funcionamento do local não está comprometido.

Já as obras de requalificação da Avenida Cândido de Abreu e do Terminal Santa Cândida, ambas da prefeitura, foram retiradas da Matriz de Responsabilidades – documento que estipula as obrigações de cada uma das sedes. A requalificação do Terminal Santa Cândida, cuja ligação com a Copa foi questionada em razão da distância em relação aos hotéis e à Arena, chegou a ser iniciada, mas também ficou para depois.

O não cumprimento das obras excluídas da Matriz pode acarretar em problemas com os financiadores, segundo o relatório do TCE. "Além do prejuízo ao legado das intervenções, gera despesas por rescisão dos contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]