| Foto:
Coreia do Norte - 1966:A obscura seleção norte-coreana estreou na Copa de 1966 e assombrou o mundo ao mandar a Itália para casa na primeira fase com uma vitória por 1 a 0, gol de Pak Doo Ik. Nas quartas de final, os asiáticos deram trabalho para Portugal, abrindo 3 a 0 no início, mas sucumbindo, a duras penas, ao histórico time de Eusébio, Coluna e cia.
Dinamarca - 1986:A Dinamarca estreou em Copas do Mundo metendo o pé na porta. A chamada Dinamáquina, comandada pela dupla de ataque formada por Michael Laudrup e Preben Elkjœr, fez uma primeira fase irretocável ganhando da Escócia, surrando o Uruguai (foto) e batendo a vice-campeã Alemanha. Porém, nas oitavas de final, caiu com uma goleada de 5 a 1 para a Espanha de um endiabrado Butragueño.
Camarões – 1990:A seleção de Camarões, em 1990, tornou-se a primeira seleção africana a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo. Comandada pelo interminável Roger Milla, na época com 38 anos, o time passou em primeiro na sua chave, eliminou a Colômbia na prorrogação nas oitavas de final e só parou na Inglaterra após uma duríssima prorrogação. Virou um símbolo do futebol alegre e às vezes irresponsável.
Bulgária – 1994:Até o segundo jogo da primeira fase da Copa de 1994, a Bulgária nunca havia ganho um jogo de Copa do Mundo. Depois disso, foram quatro triunfos do time comandado pelo supercraque Hristo Stoichkov, um dos artilheiros da Copa, e pelos seus escudeiros Trifon Ivanov, o zagueiro cult, Emil Kostadinov, Krassimir Balakov e o carequinha Iordan Letchkov (foto). No meio do caminho, venceu pesos-pesados como Argentina e Alemanha, finalistas do Mundial anterior.
Croácia – 1998:No que pese ser uma das herdeiras da forte escola iugoslava, a Croácia era uma estreante pouco cotada em 1998. Segunda colocada do grupo que tinha a gigante Argentina, a equipe xadrez dos craques Davor Suker (foto), artilheiro da Copa, Goran Vlaovic, Robert Prosinecki e Zvonimir Boban empilhou Romênia e Alemanha até cair nas semifinais para a França. Na decisão de terceiro lugar, bateu a forte Holanda, ficando com o bronze.
Turquia – 2002:Quando vendeu caro a derrota para o Brasil na estreia da Copa de 2002 por 2 a 1, poucos imaginavam que a Turquia fosse chegar tão longe. E o time de um apagado Hakan Sükür, mas de inspirados Hasan Sas, Emre Belozoglu e Ümit Davala, passou de fase, empilhou o dono da casa Japão e a surpresa Senegal até cair nas semifinais para o Brasil. De bônus, conquistou o terceiro lugar contra os outros donos da casa, a Coreia do Sul.
Gana – 2010:A seleção de Gana de 2010 igualou Camarões de 1990 e Senegal de 2002 ao alcançar as quartas de final. Poderia ter ido mais longe se tivesse convertido o pênalti cobrado por Asamoah Gyan contra o Uruguai na prorrogação das quartas de final ou vencido a decisão por pênaltis que se sucedeu. Antes disso, tirou os Estados Unidos logo depois de uma dura classificação em uma chave com Alemanha e Sérvia.

Sensações de Copas passadas

CARREGANDO :)