Com dois gols em três minutos no final da partida, o Uruguai derrotou a Colômbia por 2 a 0 nesta terça-feira (10), no lotado Estádio Centenário, em Montevidéu, e aumentou suas chances de classificação à Copa do Mundo de 2014. Edinson Cavani aos 32 e Cristian Stuani aos 35 minutos do segundo tempo marcaram para a Celeste.
Agora com 22 pontos, o Uruguai segue na quinta colocação - que dá direito a jogar uma repescagem em novembro contra a Jordânia, que bateu o Usbequistão na repescagem da Ásia.
Mas alcançou o Equador, que mais cedo empatou por 1 a 1 com a lanterna Bolívia em La Paz. Os equatorianos só mantêm a quarta colocação por causa do saldo de gols: 4 a 0. Iriondo abriu o placar para os bolivianos no início do segundo tempo e Caicedo igualou cobrando pênalti.
Com a derrota em Montevidéu, a vice-líder Colômbia desperdiçou a chance de se garantir matematicamente no Mundial. Com 26 pontos, um empate no Uruguai já daria a vaga, que não vem desde a Copa de 1998. Agora será preciso esperar até outubro, quando acontecerão as duas últimas rodadas das Eliminatórias.
No dia 11 de outubro, os colombianos tentarão a classificação jogando em casa contra o Chile, terceiro colocado com 24 pontos. Em Quito, Equador e Uruguai farão um confronto direto pela vaga direta.