Antes da visita a Curitiba no início da tarde desta terça-feira (21), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve em Cuiabá na noite de segunda-feira (20) e elogiou a evolução das obras na Arena Pantanal, sede mato-grossense da Copa. Ao contrário do que deve acontecer em relação à Arena da Baixada - o dirigente vem a Curitiba justamente para cobrar o cumprimento da data estabelecida para que o estádio seja inaugurado.

CARREGANDO :)

"É sempre um prazer voltar a Cuiabá porque é uma das cidades que tem feito o máximo com a possibilidade de sediar a Copa do Mundo. Estamos a quatro meses e três semanas do evento, quando milhares de pessoas de todo o mundo virão para cá. Nós recebemos notícias importantes em três áreas: a instalação dos assentos, o campo, e os eventos-teste que precisam ser realizados antes da Copa", declarou.

A instalação dos assentos e o gramado parecem ser os pontos que mais preocupam Valcke na Arena Pantanal. Apesar disso, o dirigente da Fifa confirmou que o estádio deve mesmo ser entregue em fevereiro, prazo que já havia sido anunciado pelo governador do Mato Grosso, Silval Barbosa.

Publicidade

"Todos estamos trabalhando para que todas as instalações estejam prontas e em boas condições para a Copa do Mundo. Posso confirmar que quando o estádio é entregue no prazo previsto nos deixa uma situação confortável, mas temos todos de trabalhar juntos neste momento. Aqui em Cuiabá, a previsão de entrega é para o final de fevereiro. Estamos acompanhando as questões do gramado e dos assentos", disse.

Apesar dos elogios, Valcke não esqueceu de cobrar as autoridades locais para que o estádio realmente seja entregue no tempo previsto e em boas condições para receber os quatro jogos do Mundial que lá acontecerão. "Em 2007 o Brasil pediu para organizar a Copa. Logo, 31 seleções chegarão com milhares de torcedores e 15 mil jornalistas. Precisamos trabalhar juntos com os recursos que temos."

Depois de iniciar sua primeira visita ao Brasil na segunda-feira Valcke dará sequência às vistorias em estádios nesta terça, quando vai à Arena da Baixada, em Curitiba. No dia seguinte, ele estará presente na abertura da Arena das Dunas, em Natal. Por fim, na quinta, visitará um projeto social no Rio e participará da reunião de diretoria do Comitê Organizador Local (COL).