A Fifa espera ver a Arena da Baixada concluída no final de abril. A previsão foi feita nesta quinta-feira, pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro. Um prazo que, para ser atendido, depende do estágio em que a obra estará no dia 18 de fevereiro, data-limite estipulada para que Curitiba se mostre capaz de entregar um estádio para a Copa do Mundo de 2014.
"Depois da reunião e do conjunto de compromissos que assumimos, estamos otimistas quanto à Arena da Baixada. No dia 18 de fevereiro, vamos avaliar. Esperamos o estádio pronto até o fim de abril", afirmou Valcke.
Na terça-feira (21), Valcke anunciou, em Curitiba, um plano emergencial para acelerar a obra do estádio. São três pontos principais: criação de um comitê para gerenciar a construção, ajuste financeiro e aumento da força de trabalho no canteiro.
Nesta quinta-feira, foi fechada a comissão, com representantes do governo do Paraná, da prefeitura de Curitiba e do Atlético. Técnicos da Fomento Paraná estão analisando o novo orçamento entregue pelo clube e até o fim do dia deve ser feito o repasse de R$ 39 milhões, referente ainda ao terceiro empréstimo tomado para a Arena. Na semana que vem, o canteiro de obras deve ganhar mais funcionários e mais um turno.
A força-tarefa precisa provar para a Fifa, até 18 de fevereiro, que o estádio estará pronto para o Mundial. A organização local da Copa estima que a sede será mantida se nesta data o estádio tiver iluminação, cobertura e pelo menos 10 mil assentos instalados, gramado aplicado e acessos ao vestiário construídos.
"O Paraná fora seria profundamente lamentável, mas não acredito nisso. Todos nós devemos nos unir, governo e dirigentes esportivos. Todos encontraremos uma solução", afirmou o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marín.
Caso se confirme a projeção feita por Valcke de fim de abril, a Arena da Baixada será o último estádio entregue para a Copa do Mundo de 2014. Até o momento, este posto cabe à Arena Corinthians, prevista para 15 de abril.
Deixe sua opinião