Venezuelano Salomon Rondón comemora o gol da vitória sobre a Colômbia em Puerto Ordaz| Foto: Reuters

Venezuela e Chile aproveitaram o fator casa, venceram na noite de terça-feira (26), e se colocaram em ótima posição na briga por uma das quatro vagas diretas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014 - ou, no mínimo, o quinto lugar, que dá o direito de enfrentar o quinto asiático pela vaga no Mundial. Os venezuelanos derrotaram a Colômbia, em Puerto Ordaz, por 1 a 0, enquanto os chilenos passaram pelo Uruguai, em Santiago, por 2 a 0.

CARREGANDO :)

A derrota fez os colombianos perderem a segunda colocação, que agora está com o Equador - que mais cedo goleou o Paraguai por 4 a 1 -, ficando em terceiro, com 19 pontos. Na sequência vêm Chile e Venezuela, ambos com 15, e Uruguai, agora o sexto colocado, com 13 pontos. A liderança é da Argentina - que empatou com a Bolívia por 1 a 1 na altitude de La Paz -, com 24.

Diante dos colombianos, que fazem grande campanha nas Eliminatórias, a Venezuela partiu para cima desde o início e foi premiada com um gol aos 13 minutos. Rondon disparou pela direita e recebeu lançamento. Ele ganhou na força do zagueiro e, mesmo sem ângulo, encheu o pé para marcar um lindo gol.

Publicidade

Em confronto direto com o Uruguai na briga pelas últimas vagas, o Chile aproveitou o fato de atuar diante de sua torcida. Logo aos dez minutos, após cruzamento da esquerda, a zaga charrúa se atrapalhou ao tentar afastar e a bola sobrou com Paredes, que só teve o trabalho de tocar para o gol.

Buscando pelo menos o empate para seguir em boa posição, os uruguiaos foram para cima no segundo tempo e perderam boas chances, mas acabaram castigados no final. Aos 33 minutos, o atacante Eduardo Vargas, do Grêmio, aproveitou rebote do goleiro, após bela jogada do ataque chileno, e bateu para o gol vazio para selar o placar.